Porto Velho (RO) segunda-feira, 16 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc abre novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado


 
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEJA/PRODEF/GE/SEDUC está alfabetizando neste ano 7.256 pessoas. Nesta segunda-feira (08) aconteceu a abertura do curso de Formação para Alfabetizadores e Coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. O curso será realizará no período de 08 a 12 de novembro nas dependências do Rondon Palace Hotel.

Através do curso, educadores sensibilizados com o analfabetismo aderiram à campanha do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, para suprir a necessidade didática e pedagógica para apreensão do letramento.

O projeto atende jovens e adultos indígenas, quilombolas, carcerários, ribeirinhos, agricultores, pescadores, autônomos, portadores de necessidades especiais e trabalhadores urbanos e rurais.

A Formação de 40 horas é dividida em três etapas: a primeira atende 280 participantes; a segunda 250 pessoas e a terceira etapa com 130 de vários municípios do estado.


Programa Brasil Alfabetizado

Firmado desde 2003 através do convenio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o projeto atua em todos os municípios de Rondônia, incluindo a população analfabeta acima de 15 anos de todos os segmentos sociais e conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores.

O Brasil Alfabetizado vem beneficiando a população sem escolaridade, alfabetizando mais de 6.000 pessoas e contribuindo assim, para a erradicação do analfabetismo no Estado.

O programa conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de todos os segmentos sociais que atuam durante 08 meses com a carga horária semanal de 10 horas que recebem uma bolsa de R$250 por turma e o coordenador de R$500 durante os oito meses do Programa.

As turmas são formadas com no mínimo de 08 e no máximo de 14 alunos na área rural e na urbana com no mínimo de 14 e máximo de 25 alunos, e funcionam em horários diferenciados de acordo com a necessidade dos educandos. As aulas são ministradas em locais cedidos por escolas, barracão de comunidades, associações, igrejas, em casas de alfabetizadores.

O material didático distribuído gratuitamente para o alfabetizador e alfabetizando, contando também com a Formação Inicial e Continuada para os alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de turmas.

Fonte: Decom
 

Mais Sobre Cultura

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

A Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru irá receber, neste sábado, dia 7 de setembro, a partir das 16:00 h, no Buraco do Candiru (Rua Guiana, 28

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

PALCO GIRATÓRIO XXII EDIÇÃOO Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Ar