Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc abre novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado


 
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEJA/PRODEF/GE/SEDUC está alfabetizando neste ano 7.256 pessoas. Nesta segunda-feira (08) aconteceu a abertura do curso de Formação para Alfabetizadores e Coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. O curso será realizará no período de 08 a 12 de novembro nas dependências do Rondon Palace Hotel.

Através do curso, educadores sensibilizados com o analfabetismo aderiram à campanha do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, para suprir a necessidade didática e pedagógica para apreensão do letramento.

O projeto atende jovens e adultos indígenas, quilombolas, carcerários, ribeirinhos, agricultores, pescadores, autônomos, portadores de necessidades especiais e trabalhadores urbanos e rurais.

A Formação de 40 horas é dividida em três etapas: a primeira atende 280 participantes; a segunda 250 pessoas e a terceira etapa com 130 de vários municípios do estado.


Programa Brasil Alfabetizado

Firmado desde 2003 através do convenio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o projeto atua em todos os municípios de Rondônia, incluindo a população analfabeta acima de 15 anos de todos os segmentos sociais e conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores.

O Brasil Alfabetizado vem beneficiando a população sem escolaridade, alfabetizando mais de 6.000 pessoas e contribuindo assim, para a erradicação do analfabetismo no Estado.

O programa conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de todos os segmentos sociais que atuam durante 08 meses com a carga horária semanal de 10 horas que recebem uma bolsa de R$250 por turma e o coordenador de R$500 durante os oito meses do Programa.

As turmas são formadas com no mínimo de 08 e no máximo de 14 alunos na área rural e na urbana com no mínimo de 14 e máximo de 25 alunos, e funcionam em horários diferenciados de acordo com a necessidade dos educandos. As aulas são ministradas em locais cedidos por escolas, barracão de comunidades, associações, igrejas, em casas de alfabetizadores.

O material didático distribuído gratuitamente para o alfabetizador e alfabetizando, contando também com a Formação Inicial e Continuada para os alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de turmas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

Projeto de Rondônia vence competição nacional promovida por tradicional festival de cinema do Rio de Janeiro

“Kika Não Foi Convidada”, um roteiro inédito de Juraci Júnior, levou o prêmio de Melhor Projeto do 25º Laboratório de Projetos de Curta-Metragem do

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

Patrimônio público: Casa da Cultura Ivan Marrocos valoriza a identidade cultural e histórica do Estado

A valorização do patrimônio público é uma das prioridades do Governo de Rondônia, com destaque para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, um espaço dedicad

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

ACINTE! apresenta CINEMA NA NIKKEY: “OHAYOU”, de Yasujirô Ozu

O Grupo de Estudos ACINTE!, ligado ao Departamento de Artes da UNIR, em parceria com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Rondônia (Nikkey), exi

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Bizarrus estreia na quinta-feira, dia 25, no Teatro Palácio das Artes

Depois de sete meses de trabalho entre audições para escolha do elenco e montagem do espetáculo, Bizarrus reestreia nesta quinta-feira, dia 25 de ab

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)