Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Seduc abre novas turmas do Programa Brasil Alfabetizado


 
A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos - NEJA/PRODEF/GE/SEDUC está alfabetizando neste ano 7.256 pessoas. Nesta segunda-feira (08) aconteceu a abertura do curso de Formação para Alfabetizadores e Coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. O curso será realizará no período de 08 a 12 de novembro nas dependências do Rondon Palace Hotel.

Através do curso, educadores sensibilizados com o analfabetismo aderiram à campanha do Governo Estadual em parceria com o Governo Federal, para suprir a necessidade didática e pedagógica para apreensão do letramento.

O projeto atende jovens e adultos indígenas, quilombolas, carcerários, ribeirinhos, agricultores, pescadores, autônomos, portadores de necessidades especiais e trabalhadores urbanos e rurais.

A Formação de 40 horas é dividida em três etapas: a primeira atende 280 participantes; a segunda 250 pessoas e a terceira etapa com 130 de vários municípios do estado.


Programa Brasil Alfabetizado

Firmado desde 2003 através do convenio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) com o Ministério da Educação (MEC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o projeto atua em todos os municípios de Rondônia, incluindo a população analfabeta acima de 15 anos de todos os segmentos sociais e conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores.

O Brasil Alfabetizado vem beneficiando a população sem escolaridade, alfabetizando mais de 6.000 pessoas e contribuindo assim, para a erradicação do analfabetismo no Estado.

O programa conta com o trabalho voluntário de alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de todos os segmentos sociais que atuam durante 08 meses com a carga horária semanal de 10 horas que recebem uma bolsa de R$250 por turma e o coordenador de R$500 durante os oito meses do Programa.

As turmas são formadas com no mínimo de 08 e no máximo de 14 alunos na área rural e na urbana com no mínimo de 14 e máximo de 25 alunos, e funcionam em horários diferenciados de acordo com a necessidade dos educandos. As aulas são ministradas em locais cedidos por escolas, barracão de comunidades, associações, igrejas, em casas de alfabetizadores.

O material didático distribuído gratuitamente para o alfabetizador e alfabetizando, contando também com a Formação Inicial e Continuada para os alfabetizadores e coordenadores pedagógicos de turmas.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026

No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

Comunidades ribeirinhas recebem ações culturais no encerramento da II Mostra de Cinema dos Invisíveis

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a

Gente de Opinião Terça-feira, 24 de março de 2026 | Porto Velho (RO)