Sexta-feira, 6 de agosto de 2010 - 06h06
O auditório das faculdades FIMCA/METRPOLITANA ficou completamente lotado na noite de quarta-feira,04/08, durante a aula inaugural do segundo semestre letivo, ministrada pela Secretária de Estado da Educação, professora Irany Freire Bento. Na platéia, além dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física da Faculdade Metropolitana, estavam presentes acadêmicos dos cursos de Turismo, Ciências Biológicas, Psicologia e Serviço Social da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.
Apresentada pelo professor Gilmar dos Santos Nascimento, vice-diretor da Faculdade Metropolitana, a palestrante foi recepcionada pela Dra. Maria Sílvia, diretora geral da instituição e vice-diretora da FIMCA.
Munida de ilustrações, dados e gráficos projetados com recursos multimídia, a secretária fez uma dinâmica abordagem do tema que lhe foi proposto pela direção da faculdade: As Perspectivas para a Educação em Rondônia: Onde estamos? Para onde vamos?
Para a secretária Irany Freire Bento, a educação nunca teve um papel tão importante na história do desenvolvimento do Estado quanto agora. A nova onda migratória, desencadeada pelos atuais investimentos públicos e privados em Rondônia, está impondo novos e imensos desafios a educandos e educadores. Em sua abordagem desses desafios, a secretária parabenizou os acadêmicos pela opção que fizeram, de buscarem o conhecimento em um curso superior; e felicitou aos diretores da FIMCA e da METROPOLITANA, por investirem na educação superior em Rondônia, oferecendo cursos que impulsionam o desenvolvimento regional.
De acordo com o vice diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar dos Santos Nascimento, a aula inaugural “foi um momento especial de incentivo, otimismo e esperança para os acadêmicos. Através da rica exposição da secretária Irany, eles puderam conhecer a posição estratégica que Rondônia ocupa hoje no continente, bem como, por meios da educação superior, poderão aproveitar as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho, em diversas áreas do conhecimento”.
A diretora geral da Faculdade Metropolitana e vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, ao agradecer e elogiar a maneira descontraída, solícita e objetiva com que a secretária fez a exposição do tema, ressaltou que, na sociedade do conhecimento, os gestores públicos, além das competências técnicas, devem possuir essa sensibilidade para trabalhar em parceria com a iniciativa privada. “Nesse novo contexto que Rondônia apresenta, somente o trabalho em parceria, unindo governo, iniciativa privada e a sociedade civil organizada, poderá dar respostas efetivas às crescentes demandas de serviços, em todas as áreas, principalmente na Educação”, concluiu.
Fonte: Sergio Mello
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira
O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30
O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho
O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri
Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)