Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Secretária de Estado da Educação ministra aula inaugural na FIMCA/Metropolitana


 
O auditório das faculdades FIMCA/METRPOLITANA ficou completamente lotado na noite de quarta-feira,04/08, durante a aula inaugural do segundo semestre letivo, ministrada pela Secretária de Estado da Educação, professora Irany Freire Bento. Na platéia, além dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física da Faculdade Metropolitana, estavam presentes acadêmicos dos cursos de Turismo, Ciências Biológicas, Psicologia e Serviço Social da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho.

Apresentada pelo professor Gilmar dos Santos Nascimento, vice-diretor da Faculdade Metropolitana, a palestrante foi recepcionada pela Dra. Maria Sílvia, diretora geral da instituição e vice-diretora da FIMCA.

Munida de ilustrações, dados e gráficos projetados com recursos multimídia, a secretária fez uma dinâmica abordagem do tema que lhe foi proposto pela direção da faculdade: As Perspectivas para a Educação em Rondônia: Onde estamos? Para onde vamos?

Para a secretária Irany Freire Bento, a educação nunca teve um papel tão importante na história do desenvolvimento do Estado quanto agora. A nova onda migratória, desencadeada pelos atuais investimentos públicos e privados em Rondônia, está impondo novos e imensos desafios a educandos e educadores. Em sua abordagem desses desafios, a secretária parabenizou os acadêmicos pela opção que fizeram, de buscarem o conhecimento em um curso superior; e felicitou aos diretores da FIMCA e da METROPOLITANA, por investirem na educação superior em Rondônia, oferecendo cursos que impulsionam o desenvolvimento regional.

De acordo com o vice diretor da Faculdade Metropolitana, professor Gilmar dos Santos Nascimento, a aula inaugural “foi um momento especial de incentivo, otimismo e esperança para os acadêmicos. Através da rica exposição da secretária Irany, eles puderam conhecer a posição estratégica que Rondônia ocupa hoje no continente, bem como, por meios da educação superior, poderão aproveitar as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho, em diversas áreas do conhecimento”.

A diretora geral da Faculdade Metropolitana e vice-diretora da FIMCA, Dra. Maria Sílvia, ao agradecer e elogiar a maneira descontraída, solícita e objetiva com que a secretária fez a exposição do tema, ressaltou que, na sociedade do conhecimento, os gestores públicos, além das competências técnicas, devem possuir essa sensibilidade para trabalhar em parceria com a iniciativa privada. “Nesse novo contexto que Rondônia apresenta, somente o trabalho em parceria, unindo governo, iniciativa privada e a sociedade civil organizada, poderá dar respostas efetivas às crescentes demandas de serviços, em todas as áreas, principalmente na Educação”, concluiu.


Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino

No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)