Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas se prepara para oferecer cursos superiores à distância



A Faculdade São Lucas, com seu pioneirismo no ensino crítico, reflexivo e de qualidade, está implantando algumas disciplinas dos cursos presenciais na modalidade semipresencial, de acordo com a Portaria 4059, de 10 dezembro de 2004. E a Faculdade São Mateus está se preparando para oferecer cursos superiores à distância. “Isso sinaliza a visão responsável e coerente da direção institucional com o atual momento histórico”, destaca o Professor Doutor José Lucas Pedreira Bueno, Coordenador do Laboratório de Ensino à Distância da São Lucas que é integrado por uma equipe multidisciplinar. Segundo dados do MEC, hoje o Brasil conta com 111 IES (52 particulares, 11 religiosas e 48 públicas) que oferecem 5.619 pólos de EAD credenciados. Só em Porto Velho são 21 pólos de instituições de todo o Brasil. “Recebemos cursos de todo o país e não enviamos nenhum. Chegou o momento de deixarmos de ser recebedores. Estamos com a equipe capacitada, a metodologia definida, a tecnologia instalada, alguns materiais didáticos sendo finalizados e a experiência que nos diz que estamos no caminho certo”, acrescenta o Coordenador. 

José Lucas Bueno observa que há 14 anos a modalidade de EAD é aplicada no ensino superior brasileiro e, embora seja uma modalidade adolescente no Brasil, ainda é uma criança em Rondônia. Segundo ele, hoje Rondônia conta com as possibilidades tecnológicas e o acesso à informação disponível atualmente, enquanto o preconceito e a falta de conhecimento para atuação na modalidade são problemas que podem ser facilmente superados. “Neste ano, ultrapasso 10 anos de atuação na área e deixo minha expectativa de que o crescimento que vimos nestes últimos anos não alcançou um quarto do que podemos esperar dos próximos. O Brasil, especialmente Rondônia, vão se desenvolver por meio da democratização da educação via educação a distância”, prevê. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância, em 2008, o ensino à distância propiciou que mais de 2,6 milhões de brasileiros tivessem acesso a cursos de todos os níveis. Só na graduação, passou de 5 mil alunos em 2002 para 760 mil em 2008. Em Rondônia somente uma IES é autorizada experimentalmente para atuar na EAD. “Embora esteja fazendo isso com muita mestria, é muito pouco para um Estado que precisa se desenvolver num momento em que a educação é reconhecida internacionalmente como um dos principais catalisadores do desenvolvimento econômico-social e da mobilidade social do indivíduo”, acentua Lucas Bueno. 

De acordo com o Professor Doutor, a flexibilidade e a autonomia de decisão não são os únicos pontos fortes da educação à distância para a formação dos alunos. “O desenvolvimento da capacidade de autonomia cognitiva, auto-aprendizagem, habilidade de leitura, interpretação e escrita, domínio de informática e disciplina também são pontos que sustentam os melhores profissionais, empreendedores ou colaboradores, atuantes no mercado de trabalho. Uma formação desenhada sobre uma plataforma tecnológica irá proporcionar egressos críticos e atuantes nas profissões, com habilidades e competências de linguagem, sistema e operação tecnológica”, acrescenta. Lucas Bueno destaca que o ensino à distância já é reconhecido como uma das soluções para problemas graves do Brasil, e a Faculdade São Lucas participa desse movimento de inovação tecnológica na educação, que valoriza o professor e sua atuação, proporcionando formação ainda melhor para os alunos e ratificando a competitividade da instituição na preferência dos alunos no ensino presencial e à distância.

Fonte: Chagas Pereira 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)