Terça-feira, 16 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

São Lucas produz documentário e pesquisas na Aldeia Suruí



Com o objetivo de elaborar pesquisa e produzir um mini documentário caseiro sobre a cultura indígena, realizar pesquisas para produção de artigos científicos e desenvolver atividades de Educação Ambiental, equipe do Núcleo de Educação Ambiental (Sala Verde) da Faculdade São Lucas desenvolveu atividades, no período de 19 a 22 deste mês, na aldeia Suruí, localizada nas proximidades da cidade de Cacoal. As atividades foram conduzidas pela coordenadora da Sala Verde, bióloga Maricélia Cantanhêde, e pelo acadêmico de Turismo e morador da Aldeia, Gasodá Suruí, que orientou e apresentou a cultura da aldeia.

Os acadêmicos envolvidos planejaram e dividiram as funções de aplicar questionários, produzir o relatório e o documentário, com a realização de filmagens, entrevistas e edição de imagens. "Foi muito interessante conhecer uma cultura diferente. Além disso, a possibilidade de poder mostrar a realidade da comunidade em relação às questões sobre saúde e educação, e que qualquer pessoa pode fazer um documentário, mesmo que não tenha uma ilha de edição ou câmeras e equipamentos modernos", disse Aurélio Paz, acadêmico do 3º período de Biologia da São Lucas.

Segundo a acadêmica Élen Maciel, a ação é de suma importância para a formação acadêmica. "Um biólogo estudioso da vida precisa conhecer e entender as diversas formas de vida, principalmente àquelas diretamente ligadas à floresta, como é o caso dos povos indígenas" analisou Élen. De acordo com Maricélia Cantanhêde, as atividades foram realizadas de forma clara e objetiva, mesmo havendo a necessidade de ajuda de um tradutor da aldeia, devido o idioma nativo ser o Tupi Mondé e as crianças só falarem a língua materna.

Fonte: Ascom/São Lucas

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)