Segunda-feira, 21 de agosto de 2006 - 18h05
A Faculdade São Lucas implantou o programa de monitoria que consiste num espaço de aprendizagem proporcionado aos alunos de graduação. A principal finalidade, conforme a psicóloga Ana Maria Castanheira, coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, é o aperfeiçoamento do processo profissional e da melhoria da qualidade do ensino, através da mediação dos monitores nos processos pedagógicos, criando condições para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente.
Nessa perspectiva, Ana Maria disse que o programa procura valorizar a participação do aluno-professor em atividades, teóricas e práticas, desenvolvidas junto aos estudantes em forma de apoio quanto ao conteúdo da disciplina. As funções de monitor são exercidas por alunos dos cursos de graduação regularmente matriculados e que tenham sido aprovados na disciplina objeto da monitoria, por exames escrito, oral e entrevista pessoal.
O programa de monitoria visa despertar no aluno com bom rendimento escolar o interesse pela carreira docente em atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para promover a cooperação entre os corpos docente e discente, visando a melhoria da qualidade do ensino de graduação e possibilitando a transversalidade dos conteúdos.
O aluno monitor tem a incumbência de auxiliar o professor em atividades didático-científicas, na realização de trabalhos práticos e experimentais, na preparação de material didático e experimental, bem como em atividades de classe e em laboratórios. A seleção é realizada através de uma entrevista de avaliação coordenada pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Segundo a psicóloga Ana Maria Castanheira, a metodologia aplicada para avaliar o potencial do aluno para determinada atribuição é baseada em atividades vivenciais onde são feitas observações do ponto de vista do comportamento, seguidas de entrevistas individuais. O programa já foi aplicado no curso de Odontologia e, conforme avaliação da coordenadora Eloá Gazola, é importante para ajudar o aluno a ampliar seus conhecimentos, teóricos e práticos, além de estimular a docência e a pesquisa. "O aluno vai atuar como monitor durante um bimestre em uma disciplina específica e fará um trabalho sobre a experiência", destacou. Medicina é o próximo curso a ser atendido pelo programa de monitoria implantado na Faculdade São Lucas.
Fonte: Chagas Pereira - Registro Profissional 165 DRT/RO
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe
Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)