Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

S.Lucas e E-Legis realizam Oficina Pedagógica


Instrutores da Escola do Legislativo em atividades durante a Oficina Pedagógica
 
A Faculdade São Lucas, com o objetivo de ampliar os conhecimentos na área pedagógica, realizou, de 2 a 4 deste mês, Oficina Pedagógica para equipe de instrutores da Escola do Legislativo aplicada. A Oficina Pedagógica foi ministrada pelas professoras Alessandra Dias (Coordenadora Pedagógica da Faculdade São Lucas), Nefrettier Santos e Soeli Cabral Amaral, em atendimento a solicitação da direção da Escola do Legislativo. Durante três dias, com atividades desenvolvidas no período da manhã, foram aplicadas técnicas de ensino aprendizagem para o aprimoramento profissional dos instrutores, incluindo atividades de planejamento, metodologia, estratégia, integração, ambiente, orientação e de avaliação.

As especialistas da Faculdade São Lucas também apresentaram mudanças na metodologia como alternativas para facilitar a aprendizagem, focalizando a importância do ambiente adequado, da interação entre professores e alunos, quebra de paradigmas e flexibilidade. Dentre as contribuições pedagógicas para a atuação do docente, a equipe da Faculdade São Lucas apresentou métodos para fomentar o processo de ensino aprendizagem, contribuindo para dar sentido de unidade à ação educativa.

Durante a Oficina Pedagógica foi enfatizado que o professor é o personagem central em sala de aula, fato que aumenta sua responsabilidade sob todos os aspectos, principalmente quanto ao exemplo e a forma como lida com os seus alunos. Também foi enfatizado que o professor, além de potencializar a exploração de possibilidades, também precisa entender as necessidades do aluno.

A equipe de professores da São Lucas ainda destacou a disseminação da informação como fator preponderante para a troca de idéias, através de metodologias aplicadas em forma de dinâmica de grupos sobre a questão do comprometimento com os temas abordados. Aos instrutores da Escola do Legislativo foi entregue um modelo de planejamento de ensino, destacando que a técnica de estudo pode ser aplicada como avaliação do aluno. A professora Alessandra Dias, Coordenadora Pedagógica da Faculdade São Lucas, destacou a iniciativa da Escola do Legislativo e enalteceu o trabalho da diretoria e da equipe pedagógica. Segundo ela, o conhecimento deve ser compartilhado e que a Oficina Pedagógica serviu como um importante canal para a troca de idéias. "Os professores formam um grupo especial e somos felizes em compartilhar desse momento, principalmente porque temos que potencializar os recursos e os talentos dos quais dispomos", disse Alessandra Dias, acrescentando que a iniciativa estreita ainda mais as relações entre a Faculdade São Lucas e a Escola do Legislativo.

Na opinião do professor Gilmar dos Santos, vice-diretor da Escola do Legislativo, é um trabalho importante que objetiva suprir uma carência existente no corpo docente do estabelecimento. Segundo ele, além da discussão pedagógica, a Oficina ministrada pela São Lucas representa uma grande oportunidade para que os instrutores da Escola do Legislativo possam ampliar seus conhecimentos e adquirir novas técnicas na aplicação dos cursos. "O instrutor é orientado quanto às novas metodologias que podem oferecer aos seus alunos, além do que do que essa parceria representa um marco importante para o nosso conhecimento", frisou Gilmar dos Santos, destacando a parceria com a Faculdade São Lucas. Ele agradeceu a receptividade da diretora geral da São Lucas, Doutora Maria Eliza de Aguiar e Silva, pelo seu apoio.

Maria de Fátima Rodrigues de Oliveira, integrante da equipe pedagógica da Escola do Legislativo, enfatizou que os instrutores precisam inovar e que a Oficina Pedagógica ministrada pela Faculdade São Lucas foi importante. "Sempre temos muito que aprender, principalmente quanto a metodologias, sobretudo no que se refere aos questionamentos dos alunos", disse. Considerando a iniciativa como uma oportunidade para repensar os métodos de avaliação, Elaine Villar Mazieiro Soares, da equipe pedagógica da Escola do Legislativo, destacou a importância da Oficina, argumentando as dificuldades quanto à avaliação dos alunos. "O encontro foi importante para acrescentar técnicas e reciclar os conhecimentos", disse o instrutor Aldo Dias. Segundo ele, o professor deve ser criativo e procurar ampliar seus conhecimentos.

Max Barbosa enalteceu a ousadia dos funcionários da Assembléia Legislativa que aceitaram o desafio para atuar como instrutores. "Isso representa um ato de coragem e determinação. Hoje a Escola do Legislativo é reconhecida fora de Rondônia. Isso é gratificante", mencionou Barbosa, acrescentando que a parceria com a Faculdade São Lucas é valiosa e que vai enriquecer os conhecimentos dos instrutores. Zamyrton Rocha qualificou a Oficina ministrada pela São Lucas como excelente do ponto de vista pedagógico. "É uma grande oportunidade para enriquecer os conhecimentos dos instrutores quanto a novas metodologias e dinâmicas, incluindo técnicas renovadas", acentuou.

O instrutor Kleber Uchoa, portador de deficiências auditivas, também enalteceu a iniciativa. Para ele, a Oficina representa uma oportunidade de aprender mais, principalmente diante das dificuldades enfrentadas para ministrar aulas. Lamentando que ainda haja preconceito com os surdos, Kleber Uchoa fez questão de enfatizar que as pessoas portadoras de deficiências auditivas também têm qualidade e competência, apesar de geralmente não terem chances de opinar. No encerramento da Oficina Pedagógica foi exibido um vídeo do educador Gabriel Shalita, enfatizando o tema "Ética na Educação".

Fonte: Chagas Pereira

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona