Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondoniense lança livro em são Paulo


Rondoniense lança livro em são Paulo - Gente de OpiniãoA rondoniense de Guajará Mirim Mirtes Leal Boucinhas lançou em São Paulo sua mais recente obra. É o livro de crônicas “PRECISO TE CONTAR” que também será lançado dentro da programação do 12º Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim, que tem início dia 14 e vai até 17 de novembro de 2013.

O lançamento foi um grande sucesso e aconteceu na Livraria da Vila, uma das maiores redes de livraria de São Paulo e palco dos grandes eventos literários e musicais.

De acordo com a filosafa Neiza Teixeira que faz o prefácio da obra,
”as narrativas de Mirtes Leal Boucinhas emergem das grandes cidades e elegem como protagonistas os anônimos que se encontram nas praças, nas estações, nas ruas e nas habitações que são concedidas àqueles que não dispõem dos privilégios permitidos aos mais afortunados. São as suas histórias que fluem nas linhas de Preciso te contar – Outras vozes. A autora empresta sua voz aos que são alijados de uma sociedade em que a aparência outorgada pelo dinheiro e pela posição social é mais importante do que as pessoas.

O título indica o seu propósito e é significativa a forma solidária e poética com que ela retira do anonimato os seus personagens, por exemplo, a “sem-teto” que habitava na praça próxima à casa de Lúcia. Aquela mulher que cuidava da praça, que mantinha tudo em ordem, tinha a sua casa tão própria quanto a dos novos vizinhos do condomínio que pediram para que ela saísse do lugar que considerava seu. Ela preferiu até mudar de cidade para não perder a sua liberdade, ao ser trancafiada num albergue, e para ter, próximo de si, os seus animais. É também com poesia e beleza que o chutar de uma tampinha é transfigurado literariamente.

A autora reúne nas crônicas e contos temas atuais e inquietantes, e até tabus que se mantêm na nossa sociedade por detrás das cortinas, como é o caso de Colcha de cetim. Não quero dizer que ela pretende somente dar voz às mulheres, mas é verdade que elas ganham um lugar de destaque, e justamente porque, para elas, a sociedade é mais exigente e a realidade mais dura...”.


Fonte: Alexandre Badra

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)