Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rondônia participa da Teia Nacional da Diversidade 2014


Gente de Opinião

Delegação de Rondônia

A delegação de Rondônia, composta por 18 delegados representantes da Rede dos Pontos de Cultura conveniados com o Estado e mais dois gestores da Rede Rondônia, viajou para Natal (RN) onde está participando da Teia Nacional da Diversidade 2014, que iniciou no último dia 19 e segue até 24 de maio.

Segundo José Monteiro, técnico da Secel e integrante da Comissão Nacional de Gestores dos Pontos de Cultura, o evento que reúne aproximadamente 2.500 delegados e gestores de todo o Brasil, tem demonstrado a riqueza da diversidade e a pluralidade da produção cultural vivenciada em todos os cantos do país.

A abertura do Fórum de Gestores e Gestoras, juntamente com a abertura do Fórum Nacional de pontos de Cultura aconteceu na Universidade Federal de Natal (UFRN) e contou com a presença da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, além dos delegados dos Pontos de Cultura, dos gestores estaduais, produtores culturais, artistas locais e representantes dos parceiros envolvidos na produção do evento.

Em sua fala, a secretária ressaltou a importância da Teia para a consolidação do Programa Cultura Viva, assim como para o renascer do Brasil na sua pluralidade.

Fórum Gestores e Gestoras

Após a abertura do evento, gestores e gestoras municipais e estaduais iniciaram as discussões sobre os assuntos relevantes à Gestão, dentre eles propostas estratégicas de articulação com o Sistema Nacional de Cultura (SNC) envolvendo o MinC e os ente-federados.

A definição de, pelo menos, três ações prioritárias para a Gestão de Rede de Pontos de Cultura e a Instituição de um Comitê Gestor Nacional da Política de Base Comunitária são temas que estão em evidência no Fórum.

Gente de Opinião

Destaque para Rede Rondônia

Em seu pronunciamento, a secretária Márcia Rollemberg elogiou a iniciativa da Comissão Nacional dos Gestores e Gestoras do Programa Cultura VIVA em promover, pela primeira vez, um amplo debate para se discutir todas as instâncias da gestão nos estados.

Na ocasião Rollemberg enfatizou que ainda existem dificuldades na relação e no diálogo das Redes Estaduais com o Ministério da Cultura.  Diante de um quadro demonstrativo, destacou o Estado de Rondônia como uma das Redes dos Pontos de Cultura que tem conseguido manter um percentual de 100% de informações fornecidas ao Ministério, enquanto que algumas Redes não atingem nem 25% de atualização do seu quadro de situação.


Fonte
Texto: Emilli Sousa e José Monteiro
Fotos: Divulgação
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)