Segunda-feira, 22 de julho de 2024 - 14h16
Na tarde
do último sábado, 20 de julho, o Residencial União em Vilhena, Rondônia, foi
palco da "Roda de Conversa Capoeira Amazônica: Histórias e Diálogos".
O evento, promovido pelo Pontão de Cultura Raízes Amazônicas em parceria com a
Associação Diversidade Amazônica (Acemda), integrou as celebrações dos 20 anos
da Política Nacional Cultura Viva.
A atividade
reuniu alunos do Projeto Capoeira PeDePaz e contou com a presença do
Contramestre Elivan de Souza Trindade, popularmente conhecido como Van. Durante
sua fala, Van destacou a importância do evento para a comunidade e para a
preservação da capoeira como patrimônio cultural. "Eventos como este são
fundamentais para manter viva a tradição da capoeira e para promover a inclusão
social", afirmou Van.
O
sociólogo Marcio Guilhermon também participou do encontro, enfatizando a
relevância da roda de conversa para a valorização da capoeira e da cultura
afro-brasileira em Rondônia, estado inserido na Amazônia Legal. "A
capoeira é uma expressão cultural rica e diversificada, que carrega em si uma
história de resistência e identidade. Promover eventos que destaquem essa
prática é essencial para fortalecer nossa cultura e nossa identidade",
disse Guilhermon.
A roda de conversa fez parte da campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”, que neste ano tem como lema “Celebre os 20 anos da Cultura Viva com o que você faz”. A campanha busca incentivar a celebração das diversas manifestações culturais presentes no país, destacando a capoeira como uma importante expressão cultural e uma poderosa ferramenta de inclusão social.
Andréia Machado, representante do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas, agradeceu a participação de todos e destacou o sucesso do evento. "O encontro foi muito produtivo e promoveu um espaço de reflexão e troca de conhecimentos. Agradecemos a todos os participantes e estamos muito felizes com o resultado", declarou Andréia.
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (Acemda), continua comprometido com a promoção e valorização da cultura e identidade das comunidades tradicionais em Rondônia, incluindo quilombolas, indígenas, ribeirinhos e outros grupos. Eventos como a "Roda de Conversa Capoeira Amazônica: Histórias e Diálogos" reforçam a importância dessas iniciativas para o fortalecimento da diversidade cultural e a inclusão social na região.
A ação da roda foi contemplada pelo Edital de Seleção Pública Minc - Nº 9, de 31 de agosto de 2023, Cultura Viva - Fomento a Pontões de Cultura - A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil.
Comédia “Troca-Troca” chega a Brasília com Oscar Magrini e elenco estrelado
Com diálogos afiados e situações hilárias, a comédia TROCA-TROCA chega ao Distrito Federal para três apresentações imperdíveis: no dia 11 de julho,
Cultura em ação: Escola Livre de Teatro encerra ciclo formativo com emocionante Mostra Cultural
A Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) encerrou, no último sábado (14), a segunda edição da Mostra de Teatro da Escola Livre de Teatro Wankabuki.
Arraial da Igreja de Santo Antônio celebra 100 anos com festa marcada pela fé, cultura e tradição
A comunidade de Porto Velho vivenciou, na sexta-feira (13), uma noite memorável no centenário Arraial da Igreja de Santo Antônio. Realizado na área hi
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais
Em meio a debates acalorados e excesso de informações prontas, o escritor Fernando Von Noble lança uma proposta ousada: um livro infantojuvenil que