Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Roberto pede ajuda ao MEC para manter novos alunos na rede de ensino de P.Velho


 
Com apoio da senadora Fátima Cleide (PT-RO), o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, reivindica recursos ao Ministério da Educação (MEC) para manter na rede pública de ensino do município 4.590 novos alunos, matriculados este ano e que provem do fluxo migratório causado pela construção das hidrelétricas do rio Madeira.

“Esta é uma situação excepcional, e o município não tem como arcar com os custos de manutenção desses novos alunos. A matrícula para efeito de se obter recursos do Fundeb só conta com defasagem de um ano, e estes alunos entraram este ano. Quer dizer, somente no ano que vem é que eles seriam incluídos no valor por aluno estabelecido pelo fundo”, disse o prefeito.

Esta situação foi relatada ontem ao ministro Fernando Haddad (Educação), em audiência agendada pela senadora Fátima. A parlamentar, o prefeito e a secretária de Educação de Porto Velho, Epifânia Barbosa, convenceram o ministro da excepcionalidade da situação, e Haddad disse que o MEC irá ajudar. “Nós vamos ter que bancar isso, sem dúvida”, disse o ministro.   

Segundo Epifânia, a maioria dos 4.590 alunos está matriculada no ensino infantil, e o custo de sua manutenção chega a R$ 8 milhões, cálculo em que se considera a faixa etária, modalidade e valor-aluno destinado pelo Fundeb.

Com a política de ampliar a oferta e manter limite de alunos em sala de aula o município, segundo a secretária, já locou 13 prédios, mas o fluxo migratório preocupa. “Do jeito que está, vamos sacrificar a qualidade do aprendizado, porque já estamos incluindo mais alunos em sala de aula do que gostaríamos”, disse ao ministro.    

A senadora Fátima Cleide lembrou ao ministro que no ano que vem será maior ainda o pico das obras, o que se estenderá até 2011, por isso é fundamental o apoio do ministério. 

Depois de encontro com o ministro, o prefeito e a secretária se reuniram com o secretário-executivo Henrique Paim e com o consultor jurídico Esmeraldo Malheiros Santos, para discutir as alternativas de ajuda do Ministério debatidas na audiência.

Fonte: Mara Paraguassu

 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)