Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

RO recebe pela 3ª vez Mostra de Cinema e Direitos Humanos


RO recebe pela 3ª vez Mostra de Cinema e Direitos Humanos - Gente de OpiniãoA Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura e produção local do CineOCa,  realiza, entre de 30 de novembro a 5 de dezembro, no CineSesc a oitava edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul. A mostra reúne 38 filmes sul-americanos, entre curtas, médias e longas, dando uma importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.

 A mostra acontece em todas capitais brasileiras de 26 de novembro e 22 de dezembro. Tem produção nacional da Universidade Federal Fluminense, através do Departamento de Cinema e Vídeo, que tem o apoio da OEI, UNIC-RIO, CTAv, EBC e conta com o patrocínio da Petrobras e do BNDES.

Os filmes, que serão exibidos em formato digital, dividem-se nas seguintes categorias Mostra Competitiva, Homenagem ao diretor Vladimir Carvalho e Mostra Indígena. Em Porto Velho algumas exibições terão debate com convidados ao final.

 

Acessibilidade

Todos os filmes da mostra serão exibidos com closed caption para pessoas com deficiência auditiva. Haverá também sessões com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. 

A entrada é franca e todo o material gráfico da mostra é distribuído gratuitamente.

 

Reflexão SocialGente de Opinião

Para compor a Mostra Competitiva foram escolhidos 24 filmes de diferentes países da América do Sul, sendo 13 longas, 07 médias e 04 curtas. Os filmes selecionados dizem respeito a diversos temas relacionados aos Direitos Humanos, como inclusão das pessoas com deficiência, diversidade sexual, direito à memória e à verdade, população de rua, preconceito racial, direito ao trabalho digno, entre outros, sem deixar de lado a qualidade cinematográfica. O objetivo principal é fortalecer a educação e a cultura em Direitos Humanos a fim de construir na sociedade uma consciência cidadã por meio da promoção do respeito às diversidades, do exercício da solidariedade e consequentemente, da concretização da dignidade da pessoa humana. A originalidade estética e linguística é um caminho para estimular esse debate, fazendo jus à transversalidade que esse universo temático exige. Dessa forma, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, possuindo uma diversidade de linguagem e um cuidadoso apuro técnico, assume o desafio de incitar a reflexão sobre temas políticos e sociais.
 

Homenagem a Vladimir Carvalho

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, e radicado em Brasília, Vladimir Carvalho fez do cinema uma forma de pensar e intervir no mundo. Nos últimos 50 anos dirigiu filmes sobre diversos assuntos, mas sempre esteve engajado com os destinos do país e de seu povo. Como poucos, Vladimir fez do documentário um ato político e frequentemente poético.

 

Cinema Indígena

Nos últimos anos a produção de cinema realizada por cineastas indígenas cresceu no país, permeada tanto por questões estéticas como por questões políticas. O cinema desses realizadores contribui para o fortalecimento das lutas pelos Direitos Humanos dos indígenas. Os quatros filmes escolhidos pela curadoria, a serem exibidos na Mostra Cinema e Direitos Humanos da América do Sul, são exemplares que demonstram uma renovação de sua luta política a partir da apropriação da tecnologia por diversas etnias que constituem os povos indígenas no Brasil.

Além dos filmes presentes nessas categorias, serão exibidos também filmes convidados, como é o caso do documentário produzido pela SDH - Paredes invisíveis: Hanseníase Região Norte - e dos filmes produzidos pela ONU: Os Descendentes do Jaguar, Transformer: AK, Colombia: Wayuu “Gold” e Argentina: Dreaming of a Clean River.

A mostra ocupará centros culturais nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Pela primeira vez, será levada também a diversos locais de exibição que se encontram fora dos grandes centros do Brasil, assumindo um caráter descentralizador e uma abrangência inédita no mundo.

 

SERVIÇO:

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Local: CineSesc

Produção Local CineOca

Data: 30 de novembro a 5 de dezembro

Ingressos: Entrada Franca

Classificação: Consultar programação no local.

Acesso para pessoas com deficiência

Site: www.sdh.gov.br/mostracinemaedireitoshumanos

Facebook: www.facebook.com/mostracinemaedireitoshumanos

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Festival dos Povos da Floresta nasce em Porto Velho com imersão estética e cultural, com show de encerramento de Lenine

Porto Velho recebe, entre os dias 29 de maio e 8 de junho, a primeira edição do Festival dos Povos da Floresta, um evento cultural que une tradição

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus

O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Documentário “Portal da Amazônia: Memórias de Vilhena” é lançado na escola pública e emociona a comunidade

Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena

A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa

Gente de Opinião Quinta-feira, 15 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)