Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Rioterra leva documentário Mapimaí às escolas públicas


O filme retrata o ritual A Festa da Criação do Mundo segundo o povo Paiter

Sílvio  Santos

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em parceria com a Associação de Defesa Etno Ambiental – Kanindé, Associação do Povo Indígena Paiter – Paiterey, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia – Seduc, e Prefeituras Municipais de Ji-Paraná e Cacoal, realizam o Projeto "Multiplicando Cultura Tradicional" que consiste na divulgação em escolas públicas do documentário "Mapimaí – A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter". Cópias da produção foram entregues ao Secretário da Seduc Ednaldo Lustosa, para que seja providenciada a distribuição junto às escolas.

O documentário "Mapimaí" retrata o mito de origem do povo indígena Suruí/Paiter de Rondônia, moradores da terra indígena 7 de Setembro, localizada no município de Cacoal.

Em 2004, durante a realização do projeto de valorização cultural realizado nesta terra indígena, optou por realizar a festa, que não era feita há quase 15 anos, como forma de transferência dos conhecimentos tradicionais dos mais antigos para os jovens.

A festa, bem como os trabalhos do projeto de valorização cultural foram registrados e divulgados através deste documentário, o que rendeu no ano passado o Prêmio Nacional Cultura Indígena "Ângelo Creta", do Ministério da Cultura ao povo Paiter.

No intuito de difundir a cultura indígena, tão arraigada em nosso estado e fundamental para nossa formação étnica, surge o projeto "Multiplicando Cultura Tradicional", com o objetivo de levar esse valioso conhecimento às escolas públicas do Estado, carentes de informação, principalmente de materiais de qualidade que retratem nossa cultura e história.

A preocupação com a valorização de nossa cultura e o fortalecimento de nossa identidade, são os fatores que levaram o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, com as parcerias citadas, a unirem forças em torno de um projeto que possibilitasse a circulação destes conhecimentos em nossa sociedade, como um caminho para afirmação de nossa diversidade cultural, para usufruirmos da riqueza que essa diversidade gera e relembramos o direito dos povos às suas tradições.

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio