Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rioterra leva documentário Mapimaí às escolas públicas


O filme retrata o ritual A Festa da Criação do Mundo segundo o povo Paiter

Sílvio  Santos

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em parceria com a Associação de Defesa Etno Ambiental – Kanindé, Associação do Povo Indígena Paiter – Paiterey, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia – Seduc, e Prefeituras Municipais de Ji-Paraná e Cacoal, realizam o Projeto "Multiplicando Cultura Tradicional" que consiste na divulgação em escolas públicas do documentário "Mapimaí – A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter". Cópias da produção foram entregues ao Secretário da Seduc Ednaldo Lustosa, para que seja providenciada a distribuição junto às escolas.

O documentário "Mapimaí" retrata o mito de origem do povo indígena Suruí/Paiter de Rondônia, moradores da terra indígena 7 de Setembro, localizada no município de Cacoal.

Em 2004, durante a realização do projeto de valorização cultural realizado nesta terra indígena, optou por realizar a festa, que não era feita há quase 15 anos, como forma de transferência dos conhecimentos tradicionais dos mais antigos para os jovens.

A festa, bem como os trabalhos do projeto de valorização cultural foram registrados e divulgados através deste documentário, o que rendeu no ano passado o Prêmio Nacional Cultura Indígena "Ângelo Creta", do Ministério da Cultura ao povo Paiter.

No intuito de difundir a cultura indígena, tão arraigada em nosso estado e fundamental para nossa formação étnica, surge o projeto "Multiplicando Cultura Tradicional", com o objetivo de levar esse valioso conhecimento às escolas públicas do Estado, carentes de informação, principalmente de materiais de qualidade que retratem nossa cultura e história.

A preocupação com a valorização de nossa cultura e o fortalecimento de nossa identidade, são os fatores que levaram o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, com as parcerias citadas, a unirem forças em torno de um projeto que possibilitasse a circulação destes conhecimentos em nossa sociedade, como um caminho para afirmação de nossa diversidade cultural, para usufruirmos da riqueza que essa diversidade gera e relembramos o direito dos povos às suas tradições.

 

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)