Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Rioterra leva documentário Mapimaí às escolas públicas


O filme retrata o ritual A Festa da Criação do Mundo segundo o povo Paiter

Sílvio  Santos

O Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, em parceria com a Associação de Defesa Etno Ambiental – Kanindé, Associação do Povo Indígena Paiter – Paiterey, Ministério da Educação – MEC, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia – Seduc, e Prefeituras Municipais de Ji-Paraná e Cacoal, realizam o Projeto "Multiplicando Cultura Tradicional" que consiste na divulgação em escolas públicas do documentário "Mapimaí – A Festa da Criação do Mundo Segundo o Povo Paiter". Cópias da produção foram entregues ao Secretário da Seduc Ednaldo Lustosa, para que seja providenciada a distribuição junto às escolas.

O documentário "Mapimaí" retrata o mito de origem do povo indígena Suruí/Paiter de Rondônia, moradores da terra indígena 7 de Setembro, localizada no município de Cacoal.

Em 2004, durante a realização do projeto de valorização cultural realizado nesta terra indígena, optou por realizar a festa, que não era feita há quase 15 anos, como forma de transferência dos conhecimentos tradicionais dos mais antigos para os jovens.

A festa, bem como os trabalhos do projeto de valorização cultural foram registrados e divulgados através deste documentário, o que rendeu no ano passado o Prêmio Nacional Cultura Indígena "Ângelo Creta", do Ministério da Cultura ao povo Paiter.

No intuito de difundir a cultura indígena, tão arraigada em nosso estado e fundamental para nossa formação étnica, surge o projeto "Multiplicando Cultura Tradicional", com o objetivo de levar esse valioso conhecimento às escolas públicas do Estado, carentes de informação, principalmente de materiais de qualidade que retratem nossa cultura e história.

A preocupação com a valorização de nossa cultura e o fortalecimento de nossa identidade, são os fatores que levaram o Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia – Rioterra, com as parcerias citadas, a unirem forças em torno de um projeto que possibilitasse a circulação destes conhecimentos em nossa sociedade, como um caminho para afirmação de nossa diversidade cultural, para usufruirmos da riqueza que essa diversidade gera e relembramos o direito dos povos às suas tradições.

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)