Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Resgate da história: Litorina é reformada pelo Grupo Rovema em parceria público-privada

A Litorina, agora totalmente restaurada, era um dos últimos ítens que ainda estavam pendentes no novo complexo da EFMM.


Resgate da história: Litorina é reformada pelo Grupo Rovema em parceria público-privada - Gente de Opinião

A Litorina, item histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi totalmente restaurada e está pronta para ser entregue a população de Porto Velho. Isso só foi possível graças à parceria público-privada entre a cidade de Porto Velho e o Grupo Rovema. O trabalho, realizado desde fevereiro, foi uma restauração completa, diferente dos reparos que haviam sido feitos anteriormente. A equipe da Autovema Fiat também contou com orientação da Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e Secretaria de Turismo de Porto Velho (Semdestur) para que não fossem alterada a sua originalidade.


Para Adélio Barofaldi, a parceria público-privada vem para agregar e melhorar a cidade. “Nós do Grupo Rovema sempre buscamos o desenvolvimento das cidades onde atuamos e através dessa parceria é que foi possível colaborar com esse resgate da nossa história com esse item tão importante e simbólico que é a Litorina. Para nós todos é uma honra fazer essa restauração.” 


Mesmo em meio às dificuldades que a pandemia trouxe a restauração foi detalhista e completa, pois a Litorina estava muito comprometida. Ferragem, pintura, sistema de rodagem, sistema de freio, a parte elétrica e até mesmo os vidros foram restaurados pela equipe da Autovema, uma empresa do Grupo Rovema e representante Fiat no estado. 


A escolha da parceria não foi uma mera coincidência, já que a Fiat foi a responsável pela fabricação original da Litorina na Itália, antes que ela fosse enviada para a EFMM. 


Para Jaime Tenório, responsável pela restauração, esse foi um trabalho de muita emoção. “Nós fomos muito empenhados nesse projeto. Fico muito orgulhoso de de ter entrado na história com a restauração da Litorina. A emoção sempre batia forte quando o sr. Moisés, que é o maquinário responsável, vinha para acompanhar os trabalhos. Isso lembra a gente o quanto é importante esse resgate da nossa história.”, comenta. 


A Litorina está disponível para visitação em frente a Autovema Fiat enquanto não é oficialmente transferida para o novo complexo Madeira Mamoré.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, Itaú Cultural Play estreia mostra em homenagem ao ator

Em 5 de dezembro (sexta-feira), em diálogo com a Ocupação Grande Othelo, última exposição do ano da série Ocupação, que abre no Itaú Cultural em 6 d

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)