Segunda-feira, 7 de dezembro de 2020 - 13h09

A Litorina, item histórico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) foi totalmente restaurada e está pronta para ser entregue a população de Porto Velho. Isso só foi possível graças à parceria público-privada entre a cidade de Porto Velho e o Grupo Rovema. O trabalho, realizado desde fevereiro, foi uma restauração completa, diferente dos reparos que haviam sido feitos anteriormente. A equipe da Autovema Fiat também contou com orientação da Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e Secretaria de Turismo de Porto Velho (Semdestur) para que não fossem alterada a sua originalidade.
Para Adélio Barofaldi, a parceria público-privada vem para agregar e melhorar a cidade. “Nós do Grupo Rovema sempre buscamos o desenvolvimento das cidades onde atuamos e através dessa parceria é que foi possível colaborar com esse resgate da nossa história com esse item tão importante e simbólico que é a Litorina. Para nós todos é uma honra fazer essa restauração.”
Mesmo em meio às dificuldades que a pandemia trouxe a restauração foi detalhista e completa, pois a Litorina estava muito comprometida. Ferragem, pintura, sistema de rodagem, sistema de freio, a parte elétrica e até mesmo os vidros foram restaurados pela equipe da Autovema, uma empresa do Grupo Rovema e representante Fiat no estado.
A escolha da parceria não foi uma mera coincidência, já que a Fiat foi a responsável pela fabricação original da Litorina na Itália, antes que ela fosse enviada para a EFMM.
Para Jaime Tenório, responsável pela restauração, esse foi um trabalho de muita emoção. “Nós fomos muito empenhados nesse projeto. Fico muito orgulhoso de de ter entrado na história com a restauração da Litorina. A emoção sempre batia forte quando o sr. Moisés, que é o maquinário responsável, vinha para acompanhar os trabalhos. Isso lembra a gente o quanto é importante esse resgate da nossa história.”, comenta.
A Litorina está disponível para visitação em frente a Autovema Fiat enquanto não é oficialmente transferida para o novo complexo Madeira Mamoré.
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)