Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Recorde de público marca a temporada de 'Cabaret'


Recorde de público marca a temporada de 'Cabaret' - Gente de Opinião

Depois das apresentações dos dias 1 e 8, que lotaram o anfiteatro, o público da última apresentação de “Cabaret, paródia do amor romântico” mostrou que o espaço, com capacidade para mais de 5 mil pessoas, ficou pequeno. Famílias inteiras dividiram os gramados laterais, parte do palco e escadarias e outros assistiram de pé. Tudo para não perder a última apresentação do musical, realizado no domingo (15).

Dona Lucimar, de 60 anos, que estava entusiasmada para assistir o espetáculo, encontrou um lugar no gramado. “Eu nunca vi teatro aqui em Porto Velho e estou gostando de tudo. Está tudo muito bom”, diz a aposentada.

Para Telma de Jesus, espectadora que acompanhou duas apresentações da temporada, o espetáculo está aprovado. “Vim duas vezes e só não venho mais porque já acabou. Cheguei há pouco tempo em Porto Velho e é a primeira peça que vi aqui. Tanto a peça quanto os atores são muito bons. Eu mesma trouxe minha irmã, minha prima e cunhado. Indiquei durante a semana porque realmente é uma peça de teatro para ser assistida várias vezes”, completa.

Uma das novidades que a Cia Anômade trouxe com o Cabaret foi a tradução simultânea do musical para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), através do trabalho do fonoaudiólogo e intérprete Marcos Grutzmacher. A iniciativa agradou a comunidade surda. O surdo Emanuel Gurgel, vice-presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho, ficou entusiasmado e ressalta a importância da acessibilidade. “Eu amo teatro e nessa peça eles têm uma expressão muito boa e clara, a comédia foi muito legal. Nós surdos adoramos tudo isso, mas é muito importante que tenha um intérprete junto para que a gente possa entender toda a dinâmica. Eu já assisti outra peça sem intérprete, mas eu não sabia o que eles estavam falando”.

Jória Lima, diretora, produtora e roteirista do espetáculo enfatiza que Porto Velho é carente de eventos culturais. “A população que não tem condições de sair da cidade nos fins de semana também precisa de opções de lazer para se distrair com a família e amigos”, afirma. A diretora diz ainda que o público de Porto Velho é maravilhoso e o governo precisa garantir o que a Constituição já assegura, que é o acesso à cultura e o lazer.

A temporada fez parte do projeto Teatro em Cartaz do SESC Rondônia e contou com o apoio da Fundação Iaripuna.

“Cabaret, paródia do amor romântico” foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) através do edital Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) 2011, com o apoio do Ministério da Cultura.

A direção e o roteiro são de Jória Lima, assistência de direção de Alexandre Lemos, fotografia de Bill Marques, direção musical de Sandro Bacelar, preparação vocal de Marcos Grutzmacher, maquiagem e figurino de Polyana Alves e comunicação e marketing de Folk Produções.

Fonte: Folk Produções
Foto: Rafael Vieira

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)