Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Quatro milhões de estudantes participam hoje do Enem



Depois do roubo da prova em outubro, que prejudicou 4 milhões de candidatos e por enquanto causou prejuízo de mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos, estudantes de todo o país participam hoje (5) e amanhã da 11ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Criada em 1998, a prova é voluntária, mas ganhou peso desde que passou a ser pré-requisito para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni). Neste ano, ela também vai substituir - total ou parcialmente - o vestibular de pelo menos 40 universidades federais.

O estudante Alair Pinheiro, 17 anos, do Colégio Setor Oeste, em Brasília, acredita que as mudanças vão deixar a prova mais difícil em 2009 e teme que suas chances de conseguir uma bolsa no ProUni sejam menores. Mesmo depois do vazamento da prova, ele acredita que o Enem continua a ter um peso importante para os estudantes. “A credibilidade continua em alta, é um exame nacional. Às vezes ocorrem falhas mesmo”, diz.

O adiamento do exame, na opinião de Luana Rafaela, 17 anos, também aluna do 3° ano do Setor Oeste, atrapalhou os candidatos porque a data ficou próxima à de vestibulares como o da Universidade de Brasília (UnB). “Em outubro, a gente já estava preparado. Agora juntou com o PAS [Programa de Avaliação Seriada], com o vestibular. Acho que a gente vai chegar um pouco cansado para as outras provas”, acredita.

As provas do Enem foram roubadas na gráfica que imprimia o material por funcionários do consórcio que era responsável pela aplicação do exame. A empresa foi afastada e o Ministério da Educação (MEC) contratou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e a Fundação Cesgranrio – responsáveis pelo Enem nos anos anteriores - para assumirem a nova logística. Os Correios, a Polícia Federal e até o Exército participam do esquema de segurança montado para a nova aplicação do exame.

O candidato Wallace Lucas, 17 anos, aluno da mesma escola, levou vantagem com o cancelamento porque aproveitou o tempo extra para estudar. “Acho que o adiamento foi um aliado para muita gente, deu um tempo a mais para complementar os estudos”, diz. Durante esta semana, ele se preocupou com os horários de sono para aguentar a maratona de dez horas de prova. “Eu vou me preparar até em relação à alimentação. Tudo o que envolve a questão psicológica ou física pode prejudicar o rendimento na prova”, lembra.

O Enem começou às 13h (horário de Brasília), as provas serão de ciências da natureza e humanas. Amanhã (6) será a vez de avaliar o conhecimento dos estudantes em linguagens e códigos, matemática e redação.

Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 durante os dois dias de prova. Já a redação deve ser estruturada na forma de prosa do tipo dissertativo-argumentativo sobre tema na área social, científica, cultural ou política. Os gabaritos oficiais serão divulgados neste domingo, às 20h, no site do MEC. 

O ministério enviou para a casa de cada um dos participantes um cartão de confirmação com todas as informações sobre a realização do exame, inclusive o local de prova. Quem não recebeu, pode consultar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou ligar para 0800 61 61 61.

Fonte: Agência Brasil

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)