Sexta-feira, 1 de julho de 2011 - 14h32
Estudantes da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste de Porto Velho, que fazem aula de Judô, participaram de uma solenidade de troca de faixas, na tarde desta quinta feira (30). Presentes ao evento também estavam alunos da Escola Municipal Flor do Piquiá, no bairro Lagoinha, mesmo setor da cidade. Eles fazem parte do projeto Integrando Saberes, realizado pela prefeitura em parceria com o Governo Federal.
O diretor da escola Darcy Ribeiro, Wilson Barbosa, explicou que 80 alunos com idades entre sete e 12 anos estão inseridos no projeto, entre estes, um casal de portadores de necessidades especiais. Segundo o diretor, a troca de faixas (da branca para cinza e azul) significa que os estudantes evoluíram. “Os treinamentos são ministrados nos horários em que as crianças estão fora da sala de aula, com objetivo de não deixá-las ociosas”, afirma.
Ainda de acordo com o Barbosa, o Judô é um suporte a mais na educação dos alunos, que também participam de palestras sobre disciplina, comportamento e relações interpessoais. “O comportamento deles mudou e as notas melhoraram. Além disso, é importante destacar que o esporte tira o aluno da violência e das drogas”, acrescentou.
O professor de Judô da Escola Darcy Ribeiro, Hermes Gomes, disse que vale a pena trabalhar com as crianças. “Isso significa inserir, resgatar, trazer a comunidade (os pais) para dentro da escola e acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos. Estando na escola, a criança não vai para a rua e não corre o risco de cair na marginalidade”, observou.
A diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, que representou a secretária Maria de Fátima Ferreira, destacou que a administração do prefeito Roberto Sobrinho se preocupa com o desenvolvimento integral dos alunos, evitando o estado de vulnerabilidade social. “O esporte ajuda nas relações afetivas, trabalha o emocional da criança e auxilia no seu aprendizado”, completou.
Elogios
O motorista Francisco da Silva dos Santos, pai de um dos alunos da Escola Darcy Ribeiro, afirmou que essa é uma ótima iniciativa. Depois que começou a praticar o esporte, seu filho mudou seu comportamento e não vive mais na rua como antes. “A escola está de parabéns e eu dou o maior apoio para o meu filho”, comentou.
Emily dos Santos, mãe de outro aluno da Escola Flor do Piquiá, declarou: “Estou muito contente pelo desenvolvimento dessas crianças. Desejo que todos sejam vitoriosos e cidadãos de bem”.
Depois do Hino Nacional, que marcou a abertura oficial da solenidade, Wilson Barbosa expressou o desejo de ver os alunos vitoriosos não somente como atletas. “Meu desejo é que todos sejam vitoriosos, subam ao pódio, principalmente no primeiro lugar do pódio da vida, como cidadãos de bem”.
Além da troca de faixas, as crianças receberam medalhas e foram homenageadas com música.
Fonte: Augusto José
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)