Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto fortalece trabalhos de Química e Biologia do IFRO


 
“Educação Ambiental como elemento transformador do Ensino de Química e Biologia no Sul e Centro-leste de Rondônia”, sob esse tema a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o projeto do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia).  Dos 109 projetos enviados por todas as regiões do Brasil, apenas 13 foram aprovados.

De responsabilidade da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFRO, em parceria com estudantes dos cursos de licenciatura em Química e Biologia da própria instituição. A atuação dos discentes será junto a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, três em Ji-Paraná e uma em Colorado do Oeste, através da organização de aulas, palestras, experimentos, visitas técnicas e análise da realidade ambiental.

De acordo com informações da PROPESP (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), trata-se de um projeto de iniciação à docência elaborado e apresentado pelo IFRO com a colaboração das professoras Elise Marques Freire Cunha e Neiva Moreira, das respectivas áreas do conhecimento, atendendo ao Edital nº 001/2011/CAPES do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência (PIBID).

“A temática abordada pelo Projeto é atual e de extrema importância para Rondônia e, sobretudo, para a formação dos alunos de licenciatura, que desenvolverão atividades teórico-práticas referentes às disciplinas de Química e Biologia com vistas a Educação Ambiental”, explica o Pró-Reitor Artur de Souza Moret. Os discentes, a partir desse Projeto, terão um efetivo estímulo para a docência, a pesquisa e a extensão.

O projeto do Instituto Federal de Rondônia foi aprovado integralmente e receberá além das 35 bolsas de Iniciação à Docência, das sete bolsas de supervisão (para supervisores das escolas) e das duas bolsas de coordenação de áreas, o valor de R$ 52 mil para a execução das atividades previstas no projeto.

“A expectativa com relação a esse projeto é grande, pois é o primeiro que o IFRO faz especificamente para a licenciatura e com foco na Educação Ambiental, o que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentável das localidades de atuação e, consequentemente, para o próprio Estado de Rondônia”, finaliza Moret.
 
Fonte: Rosália Silva

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

Cunhãs lançam “Respirar”, segundo álbum, em espetáculo gratuito no Teatro Guaporé

O som que atravessa o rio Madeira ganha novo fôlego. O grupo Cunhãs, formado por jovens moradoras da comunidade Gleba Maravilha, no meio da floresta

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

Minidocumentário que homenageia pioneira de Pimenteiras do Oeste é disponibilizado na internet e amplia acesso da comunidade à sua história

O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras mais importantes de Pimen

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)