Porto Velho (RO) quarta-feira, 17 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto DocTv coloca em cartaz o documentário 'Garimpo do Bom Presente'



Intitulado “Garimpo do Bom Presente”, o documentário do produtor rondoniense, Alex Badra, retrata a descoberta do maior garimpo de cassiterita do mundo, o Garimpo do Bom Futuro, uma das maiores riquezas de Rondônia. O vídeo estabelece um paralelo entre a falta de perspectiva econômica da cidade, a fase pós-garimpo e o surgimento da Escola da Vila, premiada pela Unesco. A produção foi vencedora do IV concurso do Projeto DocTv da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e será exibido nesta sexta-feira (16), em rede nacional através da TV Cultura e pela TVE, às 19h30. 

O projeto DocTv, segundo explicou o secretário da Fundação Cultural do Município (Iaripuna), Altair do Santos, o projeto foi abraçado pela Prefeitura de Porto Velho. “É um excelente projeto, uma vitrine para os produtores de todo o pais, e um incentivo para o fortalecimento da cultura brasileira. O vídeo Garimpo do Bom Presente é uma das mais belas produções locais e vai sem dúvida representar muito bem o nosso Estado nas telas”, afirmou o secretário. 

O documentário Garimpo do Bom Presente tem duração de 52 minutos. Aborda desde a descoberta do garimpo em 1987, a ocupação por milhares de garimpeiros e grandes empresas mineradoras, o pouco que restou do minério e a crise pela falta de uma alternativa econômica. Em contraponto a essa falta de perspectiva, o surgimento da Escola da Vila, premiada pela UNESCO, que aponta para uma possibilidade de futuro ao levar para a escola os filhos dos garimpeiros que permaneceram na cidade. 

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe