Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto da senadora Fátima que reconhece trabalhadores de escolas é aprovado



A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou, por unanimidade, no início da tarde desta terça-feira (9), o projeto de lei 6206/05, de autoria da senadora Fátima Cleide(PT-RO), que retira da invisibilidade mais de 1 milhão de trabalhadores de escolas do país ao reconhecê-los como profissionais da educação.

“O projeto possibilita que esses trabalhadores sejam capacitados, tenham oportunidade de formação. É o reconhecimento de sua identidade, para que saiam da invisibilidade”, comemorou a senadora. Aprovado em caráter terminativo, o projeto deve ser apreciado pelo plenário ainda esta semana.

Esses trabalhadores atuam nas secretarias, na recepção dos alunos, bibliotecas, cantinas, laboratórios, nos cuidados com a segurança e em outras atividades não-docentes. “Há um histórico processo de provisoriedade e terceirização das funções exercidas, condição combatida há muito tempo pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE, luta a qual pude me engajar por um bom tempo”, lembrou Fátima.  Ela registra, ainda, que a maioria desses trabalhadores são mulheres, negras, e grande parte delas não concluiu a educação básica.

Com a alteração feita no artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), possibilitada pelo projeto, para caracterizar quem são os profissionais de escolas, está estabelecido o marco legal para a permanente capacitação dessas pessoas.

Representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, CNTE,  Zezinho do Prado declarou que a aprovação do projeto é “a realização de um sonho que há muito tempo a CNTE vem batalhando, no sentido de modificar a LDB”.

Os trabalhadores em educação podem agora seguir carreira, e quatro categorias de ocupação já foram criadas: alimentação escolar, manutenção de infra-estrutura, multimeios didáticos e gestão educacional.

“Acredito que a sociedade ganha muito com a aprovação do projeto, porque hoje vivemos num mundo em se exige, cada vez mais, qualificação, atualização de conhecimentos. Os trabalhadores em educação, que agora podem ser profissionais, estarão integrados de forma mais moderna e atuante no processo de ensino, e quem ganha são os alunos”, disse a senadora.

Ela manifestou agradecimentos ao deputado Carlos Abicalil(PT-MT), que na Câmara dos Deputados procurou aperfeiçoar o projeto e à senadora Ideli Salvatti(PT-SC), relatora do projeto no Senado. 

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

Cine Wanka recebe mais de 80 inscrições e entra na fase final de curadoria para mostra audiovisual

O Cine Wanka entrou na fase final de curadoria após encerrar o período de inscrições da Mostra Cine Wanka com mais de 80 obras enviadas por realizad

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

Cinema de Rondônia ganha novo curta-metragem sobre memória, envelhecimento e inclusão

O cinema rondoniense ganha mais um título autoral com o curta-metragem “A Idade da Solidão”, dirigido por Amanara Brandão Lube e roteirizado pelo ci

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

Rondônia participa de debate nacional sobre fortalecimento das políticas culturais no Brasil

O governo de Rondônia por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel) participa da 1ª Reunião Ordinária Anual do

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

Apresentação de “e daí?” de Viriato Moura no buraco do candiru

O cenário artístico de Rondônia sempre teve em Viriato Moura uma de suas figuras mais multifacetadas. Médico por profissão e artista por vocação, su

Gente de Opinião Quinta-feira, 19 de março de 2026 | Porto Velho (RO)