Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena” leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena

Iniciativa promove cinco sessões gratuitas de cinema em espaços públicos e escolas da cidade, com foco na cultura amazônica e inclusão social.


Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena - Gente de Opinião

O mês de abril chegou com arte, cultura e muita emoção nas ruas de Vilhena. Já está em andamento o projeto Cinema de Rua: Vilhena em Cena, que está transformando espaços públicos da cidade em verdadeiras salas de cinema a céu aberto. A iniciativa, coordenada pelo fotógrafo e produtor cultural Washington Kuipers de Moraes, segue com força total neste mês, levando cinco sessões gratuitas de cinema a diferentes bairros e comunidades de Vilhena.

As exibições são focadas na valorização da cultura amazônica e na difusão do cinema brasileiro, com uma seleção de filmes que dialogam com a realidade local, promovendo a identidade cultural e o sentimento de pertencimento. Após cada sessão, o público participa de rodas de conversa com a mediação do sociólogo Marcio Guilhermon, promovendo o debate e a troca de experiências sobre os temas abordados nas telas.

Projeto “Cinema de Rua: Vilhena em Cena”  leva cinema gratuito a espaços públicos de Vilhena - Gente de Opinião

Com previsão de atendimento a aproximadamente 300 pessoas, o projeto busca alcançar diferentes regiões da cidade, democratizando o acesso à sétima arte e aproximando a população de conteúdos audiovisuais de qualidade. Além disso, todas as sessões contam com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão cultural para a comunidade surda.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto reforça o compromisso com a democratização da cultura, o fortalecimento da identidade amazônica e a ocupação criativa dos espaços públicos da cidade.

“Queremos que o cinema seja vivido por todos, que ele esteja nas escolas, nos bairros. Que ele seja uma ferramenta de transformação e pertencimento. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo. Gratidão a todos que estão apoiando essa ação ”, ressalta o coordenador Washington Kuipers.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)