Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto 'Canta Mulher' inicia apresentações musicais no Teatro I do SESC/RO


Projeto 'Canta Mulher' inicia apresentações musicais  no Teatro I do SESC/RO - Gente de Opinião 

O Projeto "Canta Mulher 2017" inicia sua agenda cultural na próxima segunda-feira (06/02), com apresentação musical das cantoras Vanessa Farias, Aninha Dantas, Anayole Êba e Thina Chaves. Todas as apresentações do projeto serão realizadas no Teatro I do Sesc/RO, sempre ás 19h com entrada gratuita.

Nesta edição que o projeto Canta Mulher completa 25 anos, uma semana de atividades para o público foi programada pela coordenação.

No dia (07/02) por exemplo, as cantoras Leninha Lima, Jaque Botelho, Ellen Cristine, Aldenice Berbo e Izabela Lima sobem ao palco para emocionar a platéia.

No dia seguinte, o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher, o projeto Canta Mulher apresenta o show musical "Um canto pela paz" com apresentações pra lá de especiais que será conduzido pelas cantoras Gioconda Trivério, Charlene Marques, Elisa Cristina, Laís Fernandes e As Pastoras (Silvia Pinheiro, Vilma, Vanilce e Leia), além das participações especiais de  Litsia Moreno, Aucireia Tabosa, Anayole Êba, Izabela Lima e Bira Lourenço.

No dia (09/02), quem sobe ao palco para encantar o público são as cantoras Gina Beta, Luana Shockness, Kali, Silvania Souza e Carol Aguiar. Nesta data, também terá a apresentação da Academia de Dança Berenice Simão que escolheu a canção "Valsa Breve" do cantor e compositor, Bado, para realizar a performance. As bailarinas Simara Sales, Saima Góes, Vanessa Cavalcante, Larissa Segismundo, Clarice Acioli e Naiane Lime farão a interpretação do tema.

E no dia (10/02), todas as cantoras que subiram no palco do Projeto Canta Mulher 2017 farão uma apresentação única e para abrilhantar ainda mais esta noite, a intérprete Suely Rodrigues fará uma performance teatral com o tema "maria.com".

Vale ressaltar, que nesta edição do Projeto Canta Mulher 2017, os músicos Alex Almeida (piano e violão), Catatau (bateria), Milla (percussão), Jesse França (contrabaixo), Betinho (acordion), Juliermes (sax), Jonatas (trompete) e Walber (Cavaquinho e Bandolim) darão o tom e a harmonia das apresentações do projeto.

Projeto 'Canta Mulher' inicia apresentações musicais  no Teatro I do SESC/RO - Gente de Opinião

O projeto Canta Mulher é uma realização do Fórum Popular de Mulheres em parceria com a FECOMERCIO e Sesc/RO e conta com o apoio das seguintes entidades: SINTEL, SINDUR, CUT, CPPT/CUNIÃ, .....

A coordenação do projeto é da produtora, Benedita Nascimento e Fabiano Barros (coordenador de Cultura do Sesc/RO). A direção musical de Alex Almeida, Produção de Mídia/Rede Social: Adriano Santos(Pato), Assistente de Produção, Eloyana Ramos, Assessoria de Comunicação, Keila Silva e Cenário de, Ismael Machado.

Histórico

A história do Projeto Canta Mulher se conecta com a intensa mobilização e luta das mulheres no Município de Porto Velho, capital do estado de Rondônia. Quando em 1992 nasce no município de Porto Velho o Fórum Popular de Mulheres, um grupo de mulheres feministas que se juntavam durante as atividades do Dia 08 de Março-Dia Internacional da Mulher, numa agenda organizada pela Sociedade Civil, Ong`s e Sindicatos.

Sua criação foi motivada por um grupo de mulheres e feministas militantes dos movimentos de mulheres, movimentos sociais, sindicais e Ongs que pautavam na esteira de suas ações a luta em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e defendiam o Direito à Vida sem violência, a moradia, a saúde, a educação e o meio ambiente sustentável.

O Fórum organizou e coordenou muitas as reuniões de grupos de mulheres, oficinas,  marchas e passeatas pelas ruas da cidade,  desenvolveu inúmeras campanhas de enfrentamento a violência contra a mulher. Como rede de articulação das lutas em defesa da mulher, o Fórum contou com a valiosa contribuição e apoio de organizações sociais que atuavam na capital, a exemplo do Centro de Educação e Assessoria Popular(CEAP) do Centro de Pesquisa em Populações Tradicionais (CPPT Cuniã), dos sindicatos como: Sindicatos dos Bancários(SEEB), dos Urbanitários(SINDUR), dos Telefônicos(SINTEL), dos Professores(SINTERO) e da Central Única dos Trabalhadores(CUT-RO), além das comunidades religiosas, empresas (UNIMED) e a imprensa local.

As ações do Fórum ganhou adesão das comunidades e da sociedade local, com isso, a pauta de reivindicações sobre os direitos da mulher ganhou forma, conteúdo e visibilidade.

No mesmo ano, descobrimos um grande veículo de informação, interação e difusão da comunicação capaz de potencializar e ampliar a adesão da sociedade as causas em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres: a arte, a cultura, a musica.

Assim surge o Projeto “Canta Mulher”, criado pelo Fórum Popular de Mulheres, com objetivo de promover através da cultura e da arte, a visibilidade das demandas sociais inerentes à mulher, revelando a sua condição feminina no cotidiano da sociedade brasileira.

A iniciativa buscou integrar atividades socioculturais, resgatando obras musicais de compositores e compositoras em nível local, regional e nacional, que traziam uma linguagem poética de respeito e solidariedade às questões que envolvem as relações sociais entre homens e mulheres na sociedade. Alem de disso, o projeto resgatou e valorizou nesse universo, a mulher, a artista, a voz feminina na arte do canto, reinventando o mundo da poesia e da musica nas canções brasileiras.

O Projeto traz na sua história de 25 anos, uma série de acontecimentos culturais que fortalecem, além do ativismo artístico, social e cultural, registra um cenário musical na memória de Porto Velho, consolidando a dinâmica musical no universo da arte e da cultura. Torna-se, portanto, um ponto de encontro entre a música, às mulheres e a arte, numa viagem sonora de harmônicos instrumentos que ecoam sob a luz da cidade e sob o brilho da voz feminina.

O Canta Mulher desponta num recorde de produção de eventos musicais, tornando-se uma referência para a composição da história da arte e da música em Porto Velho. A iniciativa inaugura a agenda cultural de Porto Velho, se engaja pela história e memória de muitas mulheres, artistas, compositoras e intérpretes, que numa só voz, invocam “um canto pela Paz”, marcando a cena de mulheres que passeiam pelo palco da noite, da arte e da vida.  

O Projeto Canta Mulher é realizado durante as comemorações do Dia 08 de Março- Dia Internacional da Mulher, articulando ações integradas no fomento da cultura local e do Desenvolvimento Regional. Desde sua primeira edição, o Projeto Canta Mulher é realizado com a fiel parceria do SISTEMA FECORMÉRCIO/SESC-Rondônia e diversas Instituições da sociedade civil, como sindicatos e ONGs como: Sindicatos dos Bancários(SEEB), dos Urbanitários(SINDUR), dos Telefônicos(SINTEL), dos Professores(SINTERO) e da Central Única dos Trabalhadores(CUT-RO), CPPT Cuniã.  

Projeto 'Canta Mulher' inicia apresentações musicais  no Teatro I do SESC/RO - Gente de Opinião
   
CANTA MULHER 25 Anos: “um canto Pela Paz”

Esse ano o objetivo do projeto é realizar a Agenda Cultural Canta Mulher: 25 Anos- “um canto pela Paz”, visando à difusão da cultura local e regional, produzida por mulheres na Amazônia, fortalecendo a participação feminina no contexto do Desenvolvimento Local.

Entre paralelas, numa roda viva, o canto delas, mistura linguagens musicais espalhando poesias, arte e harmonia, seguem pela esquina do tempo, em trilhos sonoros, revelando memórias e canções para rosas, mulheres de Holanda e Chiquinha Gonzaga em sensíveis partituras. Ganha volume, de corpo e alma, com mulheres de todos os cantos, com muita fascinação, corre pelas águas de março semeando solidariedade num sonhos Brasis e Gracias a la vida ecoam um canto pela paz!

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Associação Diversidade Amazônica capacita alunos de Vilhena com oficina de fotografia

Entre os meses de fevereiro e março deste ano, alunos da Escola Estadual Shirlei Ceruti, localizada em Vilhena, foram agraciados com uma oportunidad

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

Projeto Cultura Itinerante movimenta Fortaleza do Abunã com apresentações de capoeira, teatro e boi-bumbá

O projeto Cultura Itinerante contemplou com várias apresentações artísticas, no sábado (23), a população do distrito de Fortaleza do Abunã e comunid

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Festival Estudantil Rondoniense de Artes está com inscrições abertas até 30 de abril

Com o intuito de despertar a valorização da regionalidade, preservação da identidade e o sentimento de pertencimento cultural, o Festival Estudantil

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

Inscrições para artesãos exporem produtos na Rondônia Rural Show Internacional estão abertas pelo Governo de RO

As inscrições para artesãos de todo o Estado para exposição e comercialização dos produtos de artesanatos, no espaço da 11ª Rondônia Rural Show Inte

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)