Segunda-feira, 17 de setembro de 2012 - 06h02

“A vida em ácido e metal” está neste momento em Rio Branco, exposição que mostra gravuras em metal e xilogravura . Ela permanecerá nesta capital até o final do mês apresentando 20 gravuras originais registrando a natureza com lente de aumento que preservando formas e cores, tudo resultado de uma pesquisa minuciosa feita pela própria artista, com foco nos frutos, sementes, flores, paisagens, insetos entre outros; de várias épocas da história da artista, entre trabalhos já premiados e inéditos.
Assim a artista plástica Angella Schilling comemora 40 anos de arte!
“A vida em ácido e metal
Nesses tempos de alertas que evidenciam o esforço do artista de gravar seu grito pelo que o aflige, Angella traz consigo o ciclo vital: terra que brota de metal corroído por ácidos, gerando caules que transportam seivas, folhas que respiram livres, flores que encantam os olhos através de formas e cores, o tato (do áspero ao macio), o olfato em aromas que traçam invisíveis caminhos, o paladar nessa estranha alquimia ora tempero, ora licores afrodisíacos, geleias, sabores como sussurros que as almas derramam em nós, nos conscientizando da urgência de preservar a vida. Logo, seus frutos, não estéreis, pois trazem sementes que renovam e perpetuam com a força criativa dos deuses, dos artistas, dos poetas que se arriscam nesse voo mais além.
Essa é a essência da arte.
E Angella é o suor do homem, do bicho do arado, o lado mais humano do misterioso processo da transcendência.”
Ronaldo Nascimento
Crítico de música, poeta e artista plástico.
Rosário – Argentina / 2011
Angella Schilling
A gaúcha de Novo Hamburgo, vive em Porto Velho há quase quatro anos. Desde a infância foi influenciada pelo ambiente musical e artístico da colonização europeia.
Começou com a Xilogravura, ainda na Faculdade de Belas Artes no Rio Grande do Sul e em seguida passou para gravura em metal no Rio de Janeiro. Desde então não parou mais, Angella guarda em seu currículo mais de 100 exposições entre individuais e coletivas, 30 Salões de rtes no Brasil, Bienais internacionais, além de ilustrar livros, jornais e revistas e ministrar oficinas.
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril
A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes
Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural
Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª
Terça-feira, 10 de março de 2026 | Porto Velho (RO)