Segunda-feira, 30 de maio de 2011 - 20h13
Com a inclusão de mais nove escolas municipais no Programa Integrando Saberes, A Secretaria Municipal de Educação vai ampliar a participação dos alunos da rede para 50%, atingindo a partir de agora 52 escolas com atividades no período inverso às aulas. Nesta terça-feira, gestores das nove instituições de ensino estarão participando de uma capacitação, no Centro de Formação de Professores, onde receberão orientações sobre como implantar os projetos do programa Mais Educação em suas escolas.
As escolas que estão chegando para se integrarem aos programas são a Guadalupe, Tucumã, Francisco Elenilson Negreiros, Broto do Açaí, José de Freitas, Pé de Murici, Jerusalém da Amazônia, Floriano Peixoto e Cora Coralina, no distrito de Jacy Paraná, cuja participação no processo foi antecipada a pedido da secretária de educação Fátima Ferreira.
As nove escolas somadas vão incluir 909 estudantes nas atividades como os programas Segundo Tempo, Escola Aberta, Pirueta, Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola. Com isso, o programa passa a atingir 9,6 mil alunos em toda a rede. Segundo Fátima Ferreira, o objetivo é atingir 80% da rede até o 2013.
No chamado turno inverso ao das aulas, os alunos participam de atividades culturais como oficinas de dança, música e teatro, e esportivas, como xadrez, futsal, tênis de mesa e judô. Além disso, também são oferecidas aulas de reforço para quem estiver com dificuldade em aula, como explicou a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da secretaria Municipal de Educação, Glaucia Negreiros. A participação não é obrigatória. Por isso, o índice de 50% é considerado bastante satisfatório, conforme a coordenadora do Programa Mais Educação no município, Amanda Chagas.
Como tem ocorrido todos os anos, em dezembro as oficinas culturais se encontram na Mostra de Cultura e Arte, que reúne apresentações no Teatro Banzeiros.
No final do ano, a secretaria vai divulgar um levantamento apontando percentuais que mostrem resultados como a diminuição da evasão e o aumento no rendimento escolar de quem participa dos projetos.
No sábado, dia 4, o comitê do programa Integrando Saberes, composto pelos gestores e monitores das escolas que participam do Mais Educação, vão se reunir na escola Ulisses Soares, no bairro JK, onde participarão de uma oficina e de uma feira itinerante com produtos produzidos durante os programas.
Fonte: Róbinson Gambôa
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)