Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Programa Mais Educação ganha adesão de mais 9 escolas


 
Com a inclusão de mais nove escolas municipais no Programa Integrando Saberes, A Secretaria Municipal de Educação vai ampliar a participação dos alunos da rede para 50%, atingindo a partir de agora 52 escolas com atividades no período inverso às aulas. Nesta terça-feira, gestores das nove instituições de ensino estarão participando de uma capacitação, no Centro de Formação de Professores, onde receberão orientações sobre como implantar os projetos do programa Mais Educação em suas escolas.

As escolas que estão chegando para se integrarem aos programas são a Guadalupe, Tucumã, Francisco Elenilson Negreiros, Broto do Açaí, José de Freitas, Pé de Murici, Jerusalém da Amazônia, Floriano Peixoto e Cora Coralina, no distrito de Jacy Paraná, cuja participação no processo foi antecipada a pedido da secretária de educação Fátima Ferreira.

As nove escolas somadas vão incluir 909 estudantes nas atividades como os programas Segundo Tempo, Escola Aberta, Pirueta, Natação para Todos, AABB Comunidade e Rádio Escola. Com isso, o programa passa a atingir 9,6 mil alunos em toda a rede. Segundo Fátima Ferreira, o objetivo é atingir 80% da rede até o 2013.

No chamado turno inverso ao das aulas, os alunos participam de atividades culturais como oficinas de dança, música e teatro, e esportivas, como xadrez, futsal, tênis de mesa e judô. Além disso, também são oferecidas aulas de reforço para quem estiver com dificuldade em aula, como explicou a diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da secretaria Municipal de Educação, Glaucia Negreiros. A participação não é obrigatória. Por isso, o índice de 50% é considerado bastante satisfatório, conforme a coordenadora do Programa Mais Educação no município, Amanda Chagas.

Como tem ocorrido todos os anos, em dezembro as oficinas culturais se encontram na Mostra de Cultura e Arte, que reúne apresentações no Teatro Banzeiros.

No final do ano, a secretaria vai divulgar um levantamento apontando percentuais que mostrem resultados como a diminuição da evasão e o aumento no rendimento escolar de quem participa dos projetos.

No sábado, dia 4, o comitê do programa Integrando Saberes, composto pelos gestores e monitores das escolas que participam do Mais Educação, vão se reunir na escola Ulisses Soares, no bairro JK, onde participarão de uma oficina e de uma feira itinerante com produtos produzidos durante os programas.

Fonte:  Róbinson Gambôa
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio