Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Professores participam de Formação Continuada do IFRO


 
Segue até o dia 28 de janeiro,  a primeira fase dos encontros, em que participam professores, supervisores, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de ensino e de assistência ao educando e diretores de ensino dos campi Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná/Cacoal e Vilhena. Em fevereiro será a vez do Campus Colorado do Oeste.

Além dessa fase, estão previstas mais duas etapas para o mês de fevereiro: uma destinada à definição das políticas de assistência estudantil e outra destinada à capacitação dos servidores das Coordenações de Registro Acadêmicos e das bibliotecas.

A Pró-Reitora de Ensino, Mércia Gomes Bessa Coelho, diz que o Programa de Formação Continuada do IFRO nasceu da necessidade de dar vitalidade à ação, às competências, às habilidades e ao perfil dos profissionais envolvidos com a tarefa educativa. “Entendemos a formação contínua como elemento chave para o desenvolvimento de qualquer profissional. Em especial, o profissional da educação, que necessita estar revisitando suas teorias e práticas para reelaborar os saberes e renovar as concepções”.

De acordo com a Pró-Reitora, “ainda não é uma tarefa fácil para a maioria de nós, visto que fomos formados numa concepção de educação bancária, em que aprendemos de forma passiva que os conhecimentos eram imutáveis e que não cabia a nós questionar o que os cientistas já haviam descoberto por meio de métodos científicos”..

Para mudar essa visão, a proposta pedagógica institucional do IFRO busca enxergar o conhecimento como algo dinâmico e flexível, “para atuar nessa proposta precisamos dar suporte aos nossos profissionais para que eles quebrem as amarras de nossas formações anteriores”, explica Mércia, “assim, enxergamos a formação continuada como uma ferramenta prioritária para fomentar as mudanças essenciais na busca de uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade”.

Nesta semana, de 17 a 21, as aulas acontecem no Campus Porto Velho. Entre os dias 20 e 22 de janeiro as aulas serão no Campus Ariquemes. Em seguida, de 24 a 26/01, o Campus Ji-Paraná recebe a formação juntamente com o Campus Avançado Cacoal. Fechando o mês, de 27 a 29/01, são os professores de Vilhena que participarão.

Mércia lembra que as servidoras Patricia Vidigal Bendinelli e a Michelle Gomes Noé são as responsáveis por ministrar a segunda fase do Programa.

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio