Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Professores participam de Formação Continuada do IFRO


 
Segue até o dia 28 de janeiro,  a primeira fase dos encontros, em que participam professores, supervisores, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de ensino e de assistência ao educando e diretores de ensino dos campi Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná/Cacoal e Vilhena. Em fevereiro será a vez do Campus Colorado do Oeste.

Além dessa fase, estão previstas mais duas etapas para o mês de fevereiro: uma destinada à definição das políticas de assistência estudantil e outra destinada à capacitação dos servidores das Coordenações de Registro Acadêmicos e das bibliotecas.

A Pró-Reitora de Ensino, Mércia Gomes Bessa Coelho, diz que o Programa de Formação Continuada do IFRO nasceu da necessidade de dar vitalidade à ação, às competências, às habilidades e ao perfil dos profissionais envolvidos com a tarefa educativa. “Entendemos a formação contínua como elemento chave para o desenvolvimento de qualquer profissional. Em especial, o profissional da educação, que necessita estar revisitando suas teorias e práticas para reelaborar os saberes e renovar as concepções”.

De acordo com a Pró-Reitora, “ainda não é uma tarefa fácil para a maioria de nós, visto que fomos formados numa concepção de educação bancária, em que aprendemos de forma passiva que os conhecimentos eram imutáveis e que não cabia a nós questionar o que os cientistas já haviam descoberto por meio de métodos científicos”..

Para mudar essa visão, a proposta pedagógica institucional do IFRO busca enxergar o conhecimento como algo dinâmico e flexível, “para atuar nessa proposta precisamos dar suporte aos nossos profissionais para que eles quebrem as amarras de nossas formações anteriores”, explica Mércia, “assim, enxergamos a formação continuada como uma ferramenta prioritária para fomentar as mudanças essenciais na busca de uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade”.

Nesta semana, de 17 a 21, as aulas acontecem no Campus Porto Velho. Entre os dias 20 e 22 de janeiro as aulas serão no Campus Ariquemes. Em seguida, de 24 a 26/01, o Campus Ji-Paraná recebe a formação juntamente com o Campus Avançado Cacoal. Fechando o mês, de 27 a 29/01, são os professores de Vilhena que participarão.

Mércia lembra que as servidoras Patricia Vidigal Bendinelli e a Michelle Gomes Noé são as responsáveis por ministrar a segunda fase do Programa.

Fonte: Rosália Silva

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)