Quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 - 06h58
Segue até o dia 28 de janeiro, a primeira fase dos encontros, em que participam professores, supervisores, técnicos em assuntos educacionais, coordenadores de ensino e de assistência ao educando e diretores de ensino dos campi Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná/Cacoal e Vilhena. Em fevereiro será a vez do Campus Colorado do Oeste.
Além dessa fase, estão previstas mais duas etapas para o mês de fevereiro: uma destinada à definição das políticas de assistência estudantil e outra destinada à capacitação dos servidores das Coordenações de Registro Acadêmicos e das bibliotecas.
A Pró-Reitora de Ensino, Mércia Gomes Bessa Coelho, diz que o Programa de Formação Continuada do IFRO nasceu da necessidade de dar vitalidade à ação, às competências, às habilidades e ao perfil dos profissionais envolvidos com a tarefa educativa. “Entendemos a formação contínua como elemento chave para o desenvolvimento de qualquer profissional. Em especial, o profissional da educação, que necessita estar revisitando suas teorias e práticas para reelaborar os saberes e renovar as concepções”.
De acordo com a Pró-Reitora, “ainda não é uma tarefa fácil para a maioria de nós, visto que fomos formados numa concepção de educação bancária, em que aprendemos de forma passiva que os conhecimentos eram imutáveis e que não cabia a nós questionar o que os cientistas já haviam descoberto por meio de métodos científicos”..
Para mudar essa visão, a proposta pedagógica institucional do IFRO busca enxergar o conhecimento como algo dinâmico e flexível, “para atuar nessa proposta precisamos dar suporte aos nossos profissionais para que eles quebrem as amarras de nossas formações anteriores”, explica Mércia, “assim, enxergamos a formação continuada como uma ferramenta prioritária para fomentar as mudanças essenciais na busca de uma educação profissional, científica e tecnológica de qualidade”.
Nesta semana, de 17 a 21, as aulas acontecem no Campus Porto Velho. Entre os dias 20 e 22 de janeiro as aulas serão no Campus Ariquemes. Em seguida, de 24 a 26/01, o Campus Ji-Paraná recebe a formação juntamente com o Campus Avançado Cacoal. Fechando o mês, de 27 a 29/01, são os professores de Vilhena que participarão.
Mércia lembra que as servidoras Patricia Vidigal Bendinelli e a Michelle Gomes Noé são as responsáveis por ministrar a segunda fase do Programa.
Fonte: Rosália Silva
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)