Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Professores da Seduc são capacitados para o ProJovem Campo


 
Professores e coordenadores estaduais serão capacitados para atender mais de 403 alunos de ensino voltado para agricultura familiar. A partir desta segunda-feira (28) 61 professores e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começam a pós-graduação ‘Lato Sensu’ na Formação Continuada para o programa ProJovem Campo – Saberes da Terra. Projeto destinado à construção de política educacional da juventude rural de 18 a 29 anos.

A aula inaugural do curso dos professores acontece às 8:00 horas, no auditório do Rondon Palace Hotel e será realizada pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). A capacitação deve seguir até o próximo dia 2 de julho. Esta etapa é a primeira de cinco módulos em forma de seminários, oficinas locais e acompanhamento técnico que terão um total de 360 horas.

Os conhecimentos na pós-graduação serão usados nas salas de aulas das escolas de onze municípios de Rondônia. O programa federal que a Seduc aderiu tem por finalidade proporcionar formação integral ao jovem do campo por meio da elevação de escolaridade e a conclusão do Ensino fundamental (6º ao 9º ano) com qualificação, dentro de uma perspectiva para o desenvolvimento sustentável e solidário. Os estudantes terão noções básicas de agricultura e plantação. As aulas dos alunos do campo iniciam no próximo dia 5 de julho.

Os municípios beneficiados com o ensino diferenciado são: Ariquemes, Cacaulândia, Novo Horizonte, Castanheiras, Nova Mamoré,Presidente Médice, Theobroma, São Miguel do Guaporé, Colorado D’Oeste, Urupá e Corumbiara.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância - intercalando tempo-escola e tempo-comunidade.

Organização das turmas

As turmas deverão ser compostas por 25 a 35 educandos e as aulas serão ministradas por três professores das três áreas de conhecimento e um educador da formação profissional. Além disso, terá um coordenador local, para cada dez turmas, que deverá: acompanhar as turmas, atualizar o cadastro dos educandos, participar das formações continuadas estaduais e locais, organizar reuniões de planejamento e viabilizar as questões administrativas do funcionamento das turmas junto a Secretaria de Educação.

A carga horária obrigatória mínima a ser ofertada pelo programa é de 2.400 horas. Destas, no mínimo 1.800 horas serão presenciais, correspondendo àquelas atividades pedagógicas do tempo-escola, e um mínimo de 600 horas serão não-presenciais, correspondendo ao tempo-comunidade.

Para o desenvolvimento do programa ProJovem Campo, a Seduc é parceira da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Gente de Opinião Terça-feira, 6 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)