Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Professor da USP destaca evolução tecnológica em palestra na Mostra São Lucas



A evolução tecnológica exige mudanças de comportamento, principalmente em função da necessidade da inovação para que se possa conseguir acompanhar as novas tendências de mercado. A observação foi feita pelo professor Cláudio Tervydis, diretor do Núcleo de Processos de Inovação da USP (Universidade de São Paulo), em palestra ministrada na abertura da Mostra São Lucas. Tervydis baseou sua palestra no tema “Inovação Tecnológica e Tendências Globais”. Segundo o professor, é preciso que as empresas entendam que pesquisa e inovação tecnológica devem ser analisadas como investimentos, tendo em vista a necessidade da adoção de medidas condizentes com as novas tendências globais de mercado. 

Como exemplo, Cláudio Tervydis citou a Internet, salientando que essa inovação tecnológica revolucionou todo o sistema de mercado. “Atualmente, nenhuma empresa funciona sem internet, além do que essa tecnologia eliminou a figura do vendedor que trabalhava de porta em porta. Hoje, a grande maioria das pessoas faz compras pela internet”, observou. Ao destacar que a tendência mundial é que haja uma predominância dos benefícios propiciados pelo segmento de serviços, Tervydis alertou que o mercado está em constante evolução e que se deve saber aproveitar as oportunidades. “É preciso, primordialmente, que se tenha uma visão diferenciada para poder aproveitar as oportunidades”, acrescentou. 

Ainda na abertura da Mostra, o professor Ricardo Pianta, Coordenador de Extensão da Faculdade São Lucas, destacou a importância do trabalho realizado por Cláudio Tervydis na USP. “O processo de inovação e sustentabilidade desenvolvido na USP tem papel importante junto às demais universidades brasileiras”, disse Pianta, acrescentando que a palestra ministrada pelo professor da USP é uma oportunidade de novas experiências. Ao agradecer a colaboração das Coordenações, Ricardo Pianta destacou o trabalho do recém criado Departamento de Pesquisas da Faculdade São Lucas, coordenado pelo Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira. “É a evolução da Faculdade São Lucas também na área de pesquisas”, acentuou. 

Para o Professor Doutor José Dettoni, Diretor Acadêmico da São Lucas, a Mostra é uma questão de criatividade, contribuindo para a abertura de mentalidade, importante para a ampliação dos conhecimentos. “A missão da São Lucas é oferecer aprendizagem às pessoas mais importantes da instituição: os alunos”, assinalou. A Mostra São Lucas se estende até sexta-feira, incluindo apresentação de trabalhos científicos e de fotografias. Durante o evento, a Faculdade São Lucas recebe a visita de alunos de escolas públicas para que possam conhecer o Campus Universitário. A Mostra São Lucas é um evento que visa o intercâmbio cultural e a troca de experiências entre acadêmicos e a sociedade, interagindo de forma direta com estudantes de ensino médio na busca por sua carreira ou profissão. 

Fonte: Chagas Pereira/165 DRT/RO

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona