Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Produção cultural em Rondônia


 
Geane Valesca da Cunha Klein defedeu na Unesp de São José do Rio Preto a tese de doutorado intitulada “Produção cultural em Rondônia: a significação do cotidiano pelo viés literário”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Letras.

Resumo

Esta tese resulta de um estudo previamente realizado sobre a produção cultural em Rondônia, considerando-se o viés literário.

Os textos objeto de análise foram produzidos e publicados ao longo de um século, de 1909 a 2014, e foram ordenados em três grupos: a) textos publicados na primeira metade do século XX (1909-1956) no jornal Alto Madeira; b) textos publicados na segunda metade do século XX (1960-2000) no jornal Alto Madeira; c) textos publicados nas primeiras décadas do século XXI (2001-2014) nas mídias digitais (internet).

Por se tratar de um extenso período de tempo, a análise foi feita por amostragem, permitindo observar os contatos e confluências entre a Literatura e os suportes midiáticos ao longo do tempo.

A análise levou em consideração as estratégias utilizadas pelos autores e as especificidades dos suportes destes textos, tendo por objetivo realizar releituras e revisões interpretativas capazes de discutir como as produções são marcadas e tensionadas discursivamente pela cultura e pelas identidades.

A metodologia primou pelo olhar interdiscursivo, plural e interdisciplinar. A princípio foram buscados jornais, blogs, sites, páginas em redes sociais que trazem a Literatura produzida em Rondônia.

Em seguida, deu-se a triagem das produções encontradas: categorização conforme características.

Por fim, analisaram-se as produções literárias em um entrecruzamento com conceitos e informações obtidos na fundamentação teórica.

A análise revelou que boa parte das produções se fixa em abordagens históricas as quais respondem a uma necessidade de inscrição das produções no espaço e no tempo, fixando sentidos e referenciando identidades, crenças e costumes capazes de responder ao que é ser rondoniense.

Comissão Examinadora

Prof.(a). Gisele M. Fernandes - Orientadora (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Manuel F. Medina (Univ. of Louisville)
Prof.(a). Paulo S. N. dos Santos (Univ. Fed. da Grande Dourados)
Prof.(a). Nelson L. Ramos (Ibilce/Unesp)
Prof.(a). Norma Wimmer (Ibilce/Unesp)

Fonte: Ascom

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio