Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura vai contratar 600 professores


 

Contratação emergencial será feita à medida que os currículos forem sendo selecionados

Devido ao crescimento da clientela de alunos na rede pública municipal, a prefeitura da Capital vai contratar emergencialmente 600 professores, para atender as séries iniciais nas escolas da sede do município, nos distritos e também para atender as escolas rurais em linhas e assentamentos.

De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, até o ano passado a média de crescimento anual de novos alunos nas escolas do município girava em torno de 1.500 a 1.800 novos alunos. Neste ano, entretanto, principalmente como reflexo da construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, o crescimento foi de mais de 4 mil novos alunos, sendo destes mais de 1.500 somente nas escolas rurais.

Com isso, além de investir na ampliação da rede e na contratação de mais professores, a prefeitura precisa investir mais também no transporte escolar. "Quando assumimos o primeiro mandato, em 2005, a prefeitura transportava 2.500 alunos. Hoje, por enquanto, já estamos transportando 9 mil alunos, em ônibus e barcos, mas já sabemos que precisamos reforçar esse serviço", disse o prefeito Roberto Sobrinho, que embarca na noite desta segunda-feira (8) para Brasília, onde vai se encontrar com o ministro Fernando Haddad, da Educação, para tentar ampliar o repasse dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

O Ministério da Educação trabalha com uma sistemática pela qual o senso educacional para efeito de repasse de verbas é feito de um ano para o outro. Somente ao final do ano, com base nas informações sobre o número de alunos que está estudando este ano é que vai aumentar o repasse do Fundeb, somente para o próximo ano.

"No nosso caso, o problema está estabelecido e para agora. Não podemos deixar para o próximo ano. Há uma clientela de novos alunos e precisamos atende-la. Vamos contratar os professores emergencialmente, já estamos ampliando o número de vagas com a construção de algumas escolas e a ampliação de outras, precisamos dar uma resposta à questão do transporte escolar e vamos expor a situação ao ministro Haddad para ver que tipo de ajuda ele poderá nos dar", disse o prefeito.

O edital do concurso emergencial deverá ser publicado ainda nesta semana e a contratação será por meio da seleção de currículos (prova de títulos). À medida que os currículos forem selecionados, os professores vão sendo contratados.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Festival "Raízes Afro" celebra a cultura afro-brasileira neste domingo em Vilhena

Neste domingo, 27 de abril, a Praça Nossa Senhora Aparecida, em Vilhena (RO), será palco do "Raízes Afro: Festival de Culturas Populares", um evento

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

Eva da Silva Alves lança seu primeiro livro de poemas em Porto Velho-RO

A escritora rondoniense Eva da Silva Alves estreia no cenário poético com o lançamento do livro Arte, Amor e Desventuras, uma coletânea de poemas q

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)