Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura vai contratar 600 professores


 

Contratação emergencial será feita à medida que os currículos forem sendo selecionados

Devido ao crescimento da clientela de alunos na rede pública municipal, a prefeitura da Capital vai contratar emergencialmente 600 professores, para atender as séries iniciais nas escolas da sede do município, nos distritos e também para atender as escolas rurais em linhas e assentamentos.

De acordo com o prefeito Roberto Sobrinho, até o ano passado a média de crescimento anual de novos alunos nas escolas do município girava em torno de 1.500 a 1.800 novos alunos. Neste ano, entretanto, principalmente como reflexo da construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira, o crescimento foi de mais de 4 mil novos alunos, sendo destes mais de 1.500 somente nas escolas rurais.

Com isso, além de investir na ampliação da rede e na contratação de mais professores, a prefeitura precisa investir mais também no transporte escolar. "Quando assumimos o primeiro mandato, em 2005, a prefeitura transportava 2.500 alunos. Hoje, por enquanto, já estamos transportando 9 mil alunos, em ônibus e barcos, mas já sabemos que precisamos reforçar esse serviço", disse o prefeito Roberto Sobrinho, que embarca na noite desta segunda-feira (8) para Brasília, onde vai se encontrar com o ministro Fernando Haddad, da Educação, para tentar ampliar o repasse dos recursos do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico (Fundeb).

O Ministério da Educação trabalha com uma sistemática pela qual o senso educacional para efeito de repasse de verbas é feito de um ano para o outro. Somente ao final do ano, com base nas informações sobre o número de alunos que está estudando este ano é que vai aumentar o repasse do Fundeb, somente para o próximo ano.

"No nosso caso, o problema está estabelecido e para agora. Não podemos deixar para o próximo ano. Há uma clientela de novos alunos e precisamos atende-la. Vamos contratar os professores emergencialmente, já estamos ampliando o número de vagas com a construção de algumas escolas e a ampliação de outras, precisamos dar uma resposta à questão do transporte escolar e vamos expor a situação ao ministro Haddad para ver que tipo de ajuda ele poderá nos dar", disse o prefeito.

O edital do concurso emergencial deverá ser publicado ainda nesta semana e a contratação será por meio da seleção de currículos (prova de títulos). À medida que os currículos forem selecionados, os professores vão sendo contratados.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio