Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura promove apresentação musical em escola da Zona Leste


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Alunos, professores e comunidade da Escola Municipal de Música Som na Leste tiveram, na noite de quinta-feira, 14, uma noite com muita música com a apresentação “Pássaro” que também intitula o cd autoral do  músico Mauro Araújo.  O evento realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Escola de Música marca o início do ‘Projeto Sarau’ que visa fomentar a cultura na região Leste da capital.

Rosana Rocha Meira, diretora da instituição conta que  “Hoje é um dia especial porque a gente está comemorando a aquisição do piano e ter o privilégio do Mauro Araújo estar tocando para a gente. Ele que na minha opinião é um dos melhores artistas instrumentistas que a Região Norte tem. Para a escola foi um privilégio muito grande e são motivos que fazem a gente se sentir em festa que é a aquisição do piano e o artista conosco.  A ideia é que todo mês a gente traga alguma pessoa que tenha uma vida musical da região. É importante trazer para nossos alunos estes que já foram alunos de música do município que hoje são destaque. Esse projeto será um sarau”, afirma a diretora.

Gente de Opinião

“Estou gostando demais da apresentação que não trata apenas de piano, mas da possibilidade de tirar o máximo de musicalidade de si  e do seu objeto de estudo. Um momento de interagir com outros instrumentos, pois toco guitarra. Espero que a escola possa proporcionar outros encontros para que possamos ter acesso a músicos que se destacam e termos inspiração”, deseja Paulo Ferreira de Moura, aluno de guitarra.

Francivaldo Hélio, estuda bateria. Ele conta que sempre teve o sonho de trabalhar com música. “Creio que se um dia irei ter essa proximidade maior com a música e quando soube do convite da Escola que divulgou entre as turmas e para comunidade não tinha como perder esta oportunidade. É um privilégio prestigiar um músico da nossa região. E é bom ver ao vivo”, disse.

Gente de Opinião

Mauro Araújo fala sobre seu cd instrumental. “É uma trabalho totalmente autoral. Nesta noite me perguntaram sobre meu processo de composição e respondi que quando comecei a compor, há dezesseis anos, não sabia quase nada. Minha vontade era me expressar. E um dos meus amigos me cedeu um teclado e um gravador com fita e tive ali minha primeira experiência. Hoje já tenho uma concepção melhor disso. O processo de composição depende do tempo, às vezes é rápido quando sou instigado, porém já levei três meses para finalizar uma música. O cd não é comercial, mas revela a sonoridade da música universal. É muito bom fazer esta troca de conhecimento com o pessoal”, comenta.

A Escola Som na Leste tem sete anos. E assim como a Escola Francisco Laio, surgiu com o intuito de promover o ensino da música para a população das zonas Leste e Sul.


Texto  Rebeca Barca | Fotos Frank Néry

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio