Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura leva público infantil para a Leitura na Praça


 

A prefeitura de Porto Velho, através da direção da biblioteca municipal Francisco Meireles, inicia na próxima segunda feira (18), o programa Leitura na Praça. A escolha da data é pelo fato de que nela se comemora o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem ao nascimento do escritor brasileiro João Bento Monteiro Lobato, considerado o criador da literatura infantil no Brasil.Prefeitura leva público infantil para a Leitura na Praça - Gente de Opinião

Conforme a diretora administrativa da biblioteca, Ana Maria da Rocha, o projeto foi idealizado por Mara Lúcia Duarte, que também faz parte da direção, e pela professora Maria da Conceição da Costa. O evento será na Praça João Nicoleti, em frente à biblioteca pública, das 9 às 17 horas, nos dias 18 e 19 – segunda e terça feira.

As idealizadoras do projeto informam que o objetivo do Leitura na Praça, como próprio nome já diz, é incentivar o hábito da leitura no público infanto-juvenil. Além disso, tem como propostas divulgar a biblioteca como local público e amplo em conhecimentos; trabalhar a leitura de forma lúdica; desenvolver a linguagem oral e expressão corporal; despertar a imaginação e o gosto pela atividade de ler.

Durante a programação, haverá exposição do acervo de literatura infantil, narração de histórias, a brincadeira “quem canta um conto aumenta um ponto”, sorteio de livros, teatro de marionetes, mostra de utensílios indígenas e distribuição de refrigerantes e pipocas para os alunos das escolas que agendarem participação no evento.

Ana Maria da Rocha informa que o Leitura na Praça é aberto ao público, mas preparado especialmente para atender crianças e adolescentes. “É muito importante despertar nessa faixa etária o gosto pela leitura e a busca do conhecimento através da literatura infantil”, comenta.

Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882 e faleceu em quatro de junho de 1948, com 66 anos de idade. Sua obra mais famosa é o Sítio do Pica-Pau Amarelo. Em 2002, por meio da Lei nº 10.402, foi instituído 18 de abril como dia da literatura infantil em homenagem ao escritor.

P r o g r a m a ç ã o

Dia 18 de abril

Abertura do evento
Exposição de literatura infantil
Contação de histórias
Quem canta um conto aumenta um ponto
Sorteio de livros para alunos das escolas agendadas
Distribuição de pipoca e refrigerantes

Dia 19 de abril

Teatro de marionetes do DETRAN
Contação de histórias/ Dia do Índio
Mostra de utensílios indígenas
Quem canta um conto aumenta um ponto
Sorteio de livros para alunos das escolas agendadas
Distribuição de pipoca e refrigerantes

Fonte:  Augusto José
Fotos: Medeiros e Arquivo

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Todos os municípios de Rondônia aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

Todos os municípios de Rondônia aderem ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc

O estado de Rondônia e seus 52 municípios aderiram ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (2025-2029). Eles enviar

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

Literatura: obra multilíngue é destaque na Bienal Internacional

A escritora, professora, poetisa e antologista Rosângela Arend marcou presença na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro em 2025, um evento

 TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

O TAPIRI – CINEMA DA FLORESTA apresenta produções rondonienses que destacam a ancestralidade e a sociedade atual, temas que dialogam com a realidade

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

A Bailarina da Praça: cultura Rondoniense ganha destaque na Bienal Internacional do Rio de Janeiro

Um dos maiores ícones populares da capital rondoniense, a carismática Bailarina da Praça de Porto Velho, será eternizada nas páginas da literatura i

Gente de Opinião Quinta-feira, 26 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)