Segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 14h35
A prefeitura de Porto Velho, através do departamento de Educação e da divisão de Formação e Multimeios da secretaria municipal de Educação (Semed), inicia mais uma etapa do programa de formação de professores. Até o próximo dia 05 de março, os profissionais poderão se inscrever nos cursos de Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), Pró-Letramento e Proinfo Integrado.
De acordo com a chefe da divisão de Formação e Multimeios, Leiryvanda Melo, os professores podem se inscrever na própria Escola onde estão lotados, ou nos locais de realização dos cursos - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, à Rua José do Patrocínio, nº 512 – centro e no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. “As aulas iniciarão na segunda quinzena de março, e todo professor da rede municipal de ensino poderá participar”, declarou.
Leiryvanda informa que a finalidade dos cursos é melhorar a qualificação pedagógica dos educadores, “voltada para a diversidade e a complexidade em educar, aliada às mudanças teóricas e práticas necessárias ao processo de ensino e de aprendizagem”, enfatizou. O programa faz parte da política implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, com o objetivo de melhorar cada vez mais o nível educacional dos estudantes da rede municipal, completou.
Gestar
Gestão da Aprendizagem Escolar: apresenta propostas concretas, de planejamento, elaboração e execução de projetos didáticos, cujo enfoque principal é o aprendizado do aluno nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O curso visa não só a construção de conteúdos, mas também o desenvolvimento da linguagem escrita e matemática, por meio de habilidades e competências necessárias ao processo ensino aprendizagem. A carga horária é de 240 horas para cada área de conhecimento. As aulas serão as quartas-feiras, das 19 às 22 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
Pró-Letramento
Segundo Leiryvanda, é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente. Possui carga horária de 120 horas. As aulas serão quinzenais, sempre as quintas-feiras, das 19 às 22 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.
Proinfo Integrado
É um curso também de formação continuada com duração total de 180 horas divididas em três etapas. A primeira fase, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional, um software livre criado especialmente para as escolas públicas brasileiras. Na segunda etapa (100 horas), os professores aprenderão como aplicar as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TIC’s). A terceira fase compreende 40 horas em elaboração de projetos, para contemplar o espaço da sala de aula juntamente com os alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na Escola.
Neste caso, os encontros presenciais serão de acordo com a opção de escolha do cursista (manhã, tarde ou noite). O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM, situado nas dependências da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, é o setor responsável para realização do programa. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3901-2939 e 3901-3340.
Fonte: Augusto José
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: