Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura inicia programa de formação de professores



 
A prefeitura de Porto Velho, através do departamento de Educação e da divisão de Formação e Multimeios da secretaria municipal de Educação (Semed), inicia mais uma etapa do programa de formação de professores. Até o próximo dia 05 de março, os profissionais poderão se inscrever nos cursos de Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), Pró-Letramento e Proinfo Integrado.

De acordo com a chefe da divisão de Formação e Multimeios, Leiryvanda Melo, os professores podem se inscrever na própria Escola onde estão lotados, ou nos locais de realização dos cursos - Centro de Formação dos Profissionais da Educação, à Rua José do Patrocínio, nº 512 – centro e no Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), na Biblioteca Municipal Francisco Meireles, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. “As aulas iniciarão na segunda quinzena de março, e todo professor da rede municipal de ensino poderá participar”, declarou.

Leiryvanda informa que a finalidade dos cursos é melhorar a qualificação pedagógica dos educadores, “voltada para a diversidade e a complexidade em educar, aliada às mudanças teóricas e práticas necessárias ao processo de ensino e de aprendizagem”, enfatizou. O programa faz parte da política implantada na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, com o objetivo de melhorar cada vez mais o nível educacional dos estudantes da rede municipal, completou.

Gestar

Gestão da Aprendizagem Escolar: apresenta propostas concretas, de planejamento, elaboração e execução de projetos didáticos, cujo enfoque principal é o aprendizado do aluno nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O curso visa não só a construção de conteúdos, mas também o desenvolvimento da linguagem escrita e matemática, por meio de habilidades e competências necessárias ao processo ensino aprendizagem. A carga horária é de 240 horas para cada área de conhecimento. As aulas serão as quartas-feiras, das 19 às 22 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

Pró-Letramento

Segundo Leiryvanda, é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de situações que incentivam a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente. Possui carga horária de 120 horas. As aulas serão quinzenais, sempre as quintas-feiras, das 19 às 22 horas, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação.

Proinfo Integrado

É um curso também de formação continuada com duração total de 180 horas divididas em três etapas. A primeira fase, de 40 horas, aborda informações básicas sobre educação digital com base no sistema Linux Educacional, um software livre criado especialmente para as escolas públicas brasileiras. Na segunda etapa (100 horas), os professores aprenderão como aplicar as Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (TIC’s). A terceira fase compreende 40 horas em elaboração de projetos, para contemplar o espaço da sala de aula juntamente com os alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na Escola.

Neste caso, os encontros presenciais serão de acordo com a opção de escolha do cursista (manhã, tarde ou noite). O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal - NTM, situado nas dependências da Biblioteca Municipal Francisco Meireles, é o setor responsável para realização do programa. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 3901-2939 e 3901-3340.

Fonte: Augusto José
 

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio