Segunda-feira, 5 de julho de 2010 - 10h14
A Fundação Escola do Servidor Público Municipal, órgão criado pelo prefeito Roberto Sobrinho no primeiro ano de sua gestão anunciou a realização do curso de Linguagem Brasileira de Sinais, Libras, com carga horária de 60 h/aula.
Criado principalmente para especializar pessoas na tradução da linguagem utilizada pelos portadores de surdez, o curso será ministrado pelo Professor Marcus Antônio Loureiro do Nascimento, nas dependências da Funescola, com início das aulas em 2 de agosto. O conteúdo programático é extenso e será apresentado em três módulos de 20 horas cada.
A diretora da Funescola, Miriam Brelaz, explica que os módulos contêm temas como a história do povo surdo através do tempo até noções de gramática especial. “Desde a Idade Média até a Contemporânea a linguagem dos surdos é aplicada. Isso consta da grade curricular deste curso, que teve uma grande procura”.
O curso de Libras também vai abordar temas como os alfabeto manual de países diferentes, conhecidos como ditilogia, a relação entre o surdo e o deficiente, as identidades segundo Gladis Perlires, a história da língua de sinais, o ouvido biônico e implante coclear, a relação da língua falada com a de sinais, soletração rítmica, a gramática da língua de sinais, Libras no âmbito da família e na sociedade e ainda a conversão, sinalização e cores.
Aos participantes serão entregues material didático e diplomas. “Está é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento dos servidores municipais que atuam diretamente com o público, em especial àqueles que trabalham em departamentos que tem grande fluxo de pessoas com dificuldade de audição”, Finalizou Miriam.
Fonte: Edvino Hübner
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado
O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília
O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)