Segunda-feira, 5 de julho de 2010 - 10h14
A Fundação Escola do Servidor Público Municipal, órgão criado pelo prefeito Roberto Sobrinho no primeiro ano de sua gestão anunciou a realização do curso de Linguagem Brasileira de Sinais, Libras, com carga horária de 60 h/aula.
Criado principalmente para especializar pessoas na tradução da linguagem utilizada pelos portadores de surdez, o curso será ministrado pelo Professor Marcus Antônio Loureiro do Nascimento, nas dependências da Funescola, com início das aulas em 2 de agosto. O conteúdo programático é extenso e será apresentado em três módulos de 20 horas cada.
A diretora da Funescola, Miriam Brelaz, explica que os módulos contêm temas como a história do povo surdo através do tempo até noções de gramática especial. “Desde a Idade Média até a Contemporânea a linguagem dos surdos é aplicada. Isso consta da grade curricular deste curso, que teve uma grande procura”.
O curso de Libras também vai abordar temas como os alfabeto manual de países diferentes, conhecidos como ditilogia, a relação entre o surdo e o deficiente, as identidades segundo Gladis Perlires, a história da língua de sinais, o ouvido biônico e implante coclear, a relação da língua falada com a de sinais, soletração rítmica, a gramática da língua de sinais, Libras no âmbito da família e na sociedade e ainda a conversão, sinalização e cores.
Aos participantes serão entregues material didático e diplomas. “Está é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento dos servidores municipais que atuam diretamente com o público, em especial àqueles que trabalham em departamentos que tem grande fluxo de pessoas com dificuldade de audição”, Finalizou Miriam.
Fonte: Edvino Hübner
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena
No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025
A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural
O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado
Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e
Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)