Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho oferece curso de especialização em língua de sinais



A Fundação Escola do Servidor Público Municipal, órgão criado pelo prefeito Roberto Sobrinho no primeiro ano de sua gestão anunciou a realização do curso de Linguagem Brasileira de Sinais, Libras, com carga horária de 60 h/aula.

Criado principalmente para especializar pessoas na tradução da linguagem utilizada pelos portadores de surdez, o curso será ministrado pelo Professor Marcus Antônio Loureiro do Nascimento, nas dependências da Funescola, com início das aulas em 2 de agosto. O conteúdo programático é extenso e será apresentado em três módulos de 20 horas cada.

A diretora da Funescola, Miriam Brelaz, explica que os módulos contêm temas como a história do povo surdo através do tempo até noções de gramática especial. “Desde a Idade Média até a Contemporânea a linguagem dos surdos é aplicada. Isso consta da grade curricular deste curso, que teve uma grande procura”.

O curso de Libras também vai abordar temas como os alfabeto manual de países diferentes, conhecidos como ditilogia, a relação entre o surdo e o deficiente, as identidades segundo Gladis Perlires, a história da língua de sinais, o ouvido biônico e implante coclear, a relação da língua falada com a de sinais, soletração rítmica, a gramática da língua de sinais, Libras no âmbito da família e na sociedade e ainda a conversão, sinalização e cores.

Aos participantes serão entregues material didático e diplomas. “Está é mais uma oportunidade de aperfeiçoamento dos servidores municipais que atuam diretamente com o público, em especial àqueles que trabalham em departamentos que tem grande fluxo de pessoas com dificuldade de audição”, Finalizou Miriam.

Fonte: Edvino Hübner

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Boi-Bumbá Marronzinho anunciou oficialmente seu tema e novidades para o ano de 2026 em um evento realizado no Sindsef, reunindo integrantes, apoia

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

Audiovisual rondoniense é destaque em festival de cinema no Pará

O cinema rondoniense, que atravessa um período produtivo com obras criadas graças a leis como Aldir Blanc e Paulo Gustavo, conquista cada vez mais e

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)