Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho encerra curso de artes plásticas no bairro Igarapé


 
A Prefeitura de Porto Velho encerra nesta quinta-feira (8), às 9 horas, o curso de artes plásticas do Projeto Arte de Todos, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Igarapé. A cerimônia será marcada por exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e café da manhã aos convidados. O projeto é coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna e as aulas ministradas pela professora Maria José Saraiva Akl, formada em educação artística pela Universidade de São Paulo (USP) e lotada na Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

O Projeto Arte de Todos teve origem na administração do prefeito Roberto Sobrinho, com a criação da Fundação Iaripuna. Já o curso de artes plásticas na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré começou no último dia 23 de fevereiro em parceria com a Semed. No início, 20 pessoas participavam das aulas realizadas duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras, das 8h30min às 10h30min. Entretanto, somente dez conseguiram completar a carga horária. 

Conforme a chefe da divisão de artes da Fundação Iaripuna, Arlene Bastos Lisboa, os alunos do curso tiveram aulas teóricas sobre história da arte e técnicas desenvolvidas no decorrer dos séculos antes de partirem para a ação. “Uma das técnicas desenvolvidas foi a pintura em papel Paraná. Eles reproduziram quadros de grandes autores divulgados em revistas e também exercitaram a criatividade”, destaca. 

Bastante entusiasmada, Arlene Bastos afirma que o Projeto Arte de Todos tem sido um grande sucesso. “Graças a essa iniciativa da Prefeitura, muitas pessoas foram inseridas no mercado de trabalho e estão dando aulas de dança, por exemplo. Outras fazem faculdade de teatro”, comemora.

Agenda

Confira outros eventos agendados pela Fundação Iaripuna que acontecem até o final de semana.

Sexta-feira (9), às 19h30min, no Teatro Banzeiros, DOC TV, com exibição do documentário “Diários do Coque, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. DOC TV é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e visa divulgar produções que retratam a realidade do Brasil.

Também na sexta-feira (9), às 20h30min, a Fina Flor do Samba, com Ernesto Mello e convidados, também no Teatro Banzeiros. O objetivo do projeto é divulgar a música regional e artistas locais.

Sábado e domingo (10 e 11), a partir das 19h30min, Feira do Porto na Praça Aluisio. No local, além de apresentações artísticas, são comercializados artesanatos e comidas típicas da região.

Ainda no domingo (11), das 8 às 15 horas, durante a Tenda da Cidadania, em Jaci-Paraná, a Fundação Iaripuna realiza oficina sobre “educação patrimonial”, performance circense e inscrições para o Projeto Arte de Todos.

Também no domingo (11), DOC TV (Diário do Coque) e Cine Oquinha (filmes infantis), no Espaço Cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, n° 18, bairro Tucumanzal, às17 e 18 horas.

Fonte: Augusto José   

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)