Porto Velho (RO) sexta-feira, 22 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho encerra curso de artes plásticas no bairro Igarapé


 
A Prefeitura de Porto Velho encerra nesta quinta-feira (8), às 9 horas, o curso de artes plásticas do Projeto Arte de Todos, na comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Igarapé. A cerimônia será marcada por exposição de trabalhos produzidos pelos alunos e café da manhã aos convidados. O projeto é coordenado pela Fundação Cultural Iaripuna e as aulas ministradas pela professora Maria José Saraiva Akl, formada em educação artística pela Universidade de São Paulo (USP) e lotada na Secretaria Municipal de Educação (Semed). 

O Projeto Arte de Todos teve origem na administração do prefeito Roberto Sobrinho, com a criação da Fundação Iaripuna. Já o curso de artes plásticas na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré começou no último dia 23 de fevereiro em parceria com a Semed. No início, 20 pessoas participavam das aulas realizadas duas vezes por semana, sempre nas terças e quintas-feiras, das 8h30min às 10h30min. Entretanto, somente dez conseguiram completar a carga horária. 

Conforme a chefe da divisão de artes da Fundação Iaripuna, Arlene Bastos Lisboa, os alunos do curso tiveram aulas teóricas sobre história da arte e técnicas desenvolvidas no decorrer dos séculos antes de partirem para a ação. “Uma das técnicas desenvolvidas foi a pintura em papel Paraná. Eles reproduziram quadros de grandes autores divulgados em revistas e também exercitaram a criatividade”, destaca. 

Bastante entusiasmada, Arlene Bastos afirma que o Projeto Arte de Todos tem sido um grande sucesso. “Graças a essa iniciativa da Prefeitura, muitas pessoas foram inseridas no mercado de trabalho e estão dando aulas de dança, por exemplo. Outras fazem faculdade de teatro”, comemora.

Agenda

Confira outros eventos agendados pela Fundação Iaripuna que acontecem até o final de semana.

Sexta-feira (9), às 19h30min, no Teatro Banzeiros, DOC TV, com exibição do documentário “Diários do Coque, no Mercado Cultural, em frente à Praça Getúlio Vargas. DOC TV é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e visa divulgar produções que retratam a realidade do Brasil.

Também na sexta-feira (9), às 20h30min, a Fina Flor do Samba, com Ernesto Mello e convidados, também no Teatro Banzeiros. O objetivo do projeto é divulgar a música regional e artistas locais.

Sábado e domingo (10 e 11), a partir das 19h30min, Feira do Porto na Praça Aluisio. No local, além de apresentações artísticas, são comercializados artesanatos e comidas típicas da região.

Ainda no domingo (11), das 8 às 15 horas, durante a Tenda da Cidadania, em Jaci-Paraná, a Fundação Iaripuna realiza oficina sobre “educação patrimonial”, performance circense e inscrições para o Projeto Arte de Todos.

Também no domingo (11), DOC TV (Diário do Coque) e Cine Oquinha (filmes infantis), no Espaço Cultural Vrena, à Rua Tobias Barreto, n° 18, bairro Tucumanzal, às17 e 18 horas.

Fonte: Augusto José   

Mais Sobre Cultura

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

FERROVIÁRIOS ELEGEM NOVA EXECUTIVA SOB PROMESSA GOVERNAMENTAL BOTAR O TREM PRA ANDAR

Porto Velho, RONDÔNIA - Ainda sem local adequado para se instalar e funcionar como em décadas atrás, a nova diretoria da Associação dos Ferroviári