Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeito no encerramento do 'Incentivando a Leitura'


Prefeito no encerramento do 'Incentivando a Leitura' - Gente de Opinião 

O encerramento da promoção Incentivando a Leitura, do Projeto Diário na Escola, teve seu encerramento nesta terça feira pela manhã, em cerimônia realizada no estacionamento do Jornal Diário da Amazônia, no bairro Liberdade. Dezenas de crianças das escolas das redes municipal e estadual participaram da solenidade, que contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária municipal de educação Fátima Ferreira. Desde outubro, o projeto envolve estudantes, leitores do jornal e donos de bancas de revistas no desafio de incentivar o hábito da leitura.

Produzido como um projeto social do Sistema Gurgacz de Comunicação, em parceria com a prefeitura, o Diário na Escola é um suplemento impresso que circula às segundas feiras no Diário da Amazônia. O material educativo é usado em projetos de leitura com estudantes do ensino fundamental e médio.

Duas escolas da rede municipal receberam um computador como prêmio, tendo sido as duas instituições mais indicadas pelos leitores do jornal. As diretoras das escolas Olavo Pires e Som da Craviola receberam os equipamentos das mãos do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária Fátima Ferreira.

Roberto Sobrinho se dirigiu especialmente às crianças ao lembrar que quem tem o hábito de ler costuma recriar o mundo. “Investir na leitura é investir no senso crítico das pessoas”, lembrou. O prefeito lembrou que nos últimos anos conseguiu inaugurar uma nova biblioteca na zona sul de Porto Velho, e prometeu empenho na construção de uma nova sala de leitura na zona leste. “Nada substitui o livro. Ler é algo gostoso, se viaja no mundo, contagia”, explicou aos estudantes.

Fátima exaltou o projeto como oportunidade às crianças de acessar a leitura e produzirem textos. A secretária ainda lembrou de outras iniciativas do município que tiveram o mesmo intuito, como o Rádio Escola, que desde 2007 também incentiva a produção literária na sala de aula. “Queremos cidadãos que tenham o conhecimento da sua realidade”, disse.

O diretor o SGC, Sérgio Demomi, também deu seu recado, parabenizando a parceria com a prefeitura. Assis Neto, Diretor do Diário da Amazônia, apontou como exemplo a China, onde o desenvolvimento da educação tem repercutido com resultados no crescimento econômico. “É importante que as políticas públicas assumam o seu dever”, disse.

No final, o diretor comercial do Diário sorteou presentes às crianças, como encerramento do projeto incentivando a leitura, mas garantiu continuidade, com oficinas que estão sendo planejadas, como concurso de crônicas e redação nas escolas.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Medeiros

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio