Terça-feira, 3 de maio de 2011 - 16h30
O encerramento da promoção Incentivando a Leitura, do Projeto Diário na Escola, teve seu encerramento nesta terça feira pela manhã, em cerimônia realizada no estacionamento do Jornal Diário da Amazônia, no bairro Liberdade. Dezenas de crianças das escolas das redes municipal e estadual participaram da solenidade, que contou com a presença do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária municipal de educação Fátima Ferreira. Desde outubro, o projeto envolve estudantes, leitores do jornal e donos de bancas de revistas no desafio de incentivar o hábito da leitura.
Produzido como um projeto social do Sistema Gurgacz de Comunicação, em parceria com a prefeitura, o Diário na Escola é um suplemento impresso que circula às segundas feiras no Diário da Amazônia. O material educativo é usado em projetos de leitura com estudantes do ensino fundamental e médio.
Duas escolas da rede municipal receberam um computador como prêmio, tendo sido as duas instituições mais indicadas pelos leitores do jornal. As diretoras das escolas Olavo Pires e Som da Craviola receberam os equipamentos das mãos do prefeito Roberto Sobrinho e da secretária Fátima Ferreira.
Roberto Sobrinho se dirigiu especialmente às crianças ao lembrar que quem tem o hábito de ler costuma recriar o mundo. “Investir na leitura é investir no senso crítico das pessoas”, lembrou. O prefeito lembrou que nos últimos anos conseguiu inaugurar uma nova biblioteca na zona sul de Porto Velho, e prometeu empenho na construção de uma nova sala de leitura na zona leste. “Nada substitui o livro. Ler é algo gostoso, se viaja no mundo, contagia”, explicou aos estudantes.
Fátima exaltou o projeto como oportunidade às crianças de acessar a leitura e produzirem textos. A secretária ainda lembrou de outras iniciativas do município que tiveram o mesmo intuito, como o Rádio Escola, que desde 2007 também incentiva a produção literária na sala de aula. “Queremos cidadãos que tenham o conhecimento da sua realidade”, disse.
O diretor o SGC, Sérgio Demomi, também deu seu recado, parabenizando a parceria com a prefeitura. Assis Neto, Diretor do Diário da Amazônia, apontou como exemplo a China, onde o desenvolvimento da educação tem repercutido com resultados no crescimento econômico. “É importante que as políticas públicas assumam o seu dever”, disse.
No final, o diretor comercial do Diário sorteou presentes às crianças, como encerramento do projeto incentivando a leitura, mas garantiu continuidade, com oficinas que estão sendo planejadas, como concurso de crônicas e redação nas escolas.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Medeiros
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est
Lei Paulo Gustavo viabiliza mostra de cinema que alcança mais de 1.400 pessoas em Vilhena
A Lei Paulo Gustavo, com apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), possibilitou a realização da mostra "Cinema de Rua: