Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeito e Educadores do Campo discutem políticas educacionais durante seminário


Educadores das 67 escolas do núcleo de ensino rural de Porto Velho participam do I Seminário de Educação do Campo, que iniciou nesta quinta-feira (28), às 8h30, no Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia – Cetene, e se estende até o sábado (30). Com o objetivo de construir uma política educacional que atenda aos anseios e necessidades dos moradores da zona rural, o evento também será realizado nos demais núcleos de ensino rural, Extrema, São Carlos e Calama.

A programação do seminário prevê a realização de palestras, oficinas e painéis expositivos. As palestras, que visam proporcionar uma visão geral da educação do campo no Brasil e dos territórios rurais, para o desenvolvimento da agricultura familiar, aconteceram nesta quinta. Os demais dias serão destinados exclusivamente para as atividades de discussão.

"A intenção é transformar a atividade em um espaço propício para a realização de estudos, discussões e reflexões em torno da educação que atualmente é oferecida e, diante disso, propor novas perspectivas para inová-la de forma coletiva e participativa", cita a chefe da Divisão de Ensino Rural – Dier da Secretaria Municipal de Educação – Semed, que está promovendo o seminári promovendo o seminpal de Educaçivaivas opliar, esto.

O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, destacando a importância de se tratar a educação do campo de uma maneira diferenciada, disse que o município vem desenvolvendo ações voltadas para a fixação do homem no campo, trazendo a realidade econômica e o contexto cultural para o espaço de formação. "Hoje as nossas crianças não precisam mais se deslocar até a cidade para poderem estudar, porque já existem escolas próximas de onde elas moram", destacou Sobrinho.

Atualmente estão matriculados nas escolas municipais da zona rural de Porto Velho cerca de 12.100 alunos, entre o ensino regular e a modalidade de educação de jovens e adultos. Mais de 7.100 desses alunos são atendidos com transporte, seja terrestre (ônibus, passes escolares e bicicletas) ou fluvial, cerca de 4.700 a mais que em 2004.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)