Porto Velho (RO) segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeito e 1ª Dama recepcionam artistas com café da manhã




Em clima de confraternização o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, e a primeira-dama do município, Lucilene Peixoto, recepcionaram nesta sexta-feira, 18, os artistas rondonienses que participaram de um intercâmbio cultural na Itália, em dezembro. Ao todo o grupo que foi a Itália era formado por cerca de 50 pessoas. A “trupe” de dançarinos, coreógrafos e artesãos foi recebida na sala de reunião do Palácio Tancredo Neves com um café da manhã.Prefeito e 1ª Dama recepcionam artistas com café da manhã  - Gente de Opinião A viagem foi realizada com o apoio do município, por meio da Fundação Cultural Iaripuna.

Do intercâmbio, que partiu de uma iniciativa da Associação Tiago Maior, participaram os grupos “Diz Farsa”, “Juabp” e “Radio Farol”.

Foram vários espetáculos mostrados em solo italiano com apresentações de ritmos brasileiros como o samba, carnaval, forró, boi-bumbá, quadrilha, carimbo, capoeira e teatro, destacando a cultura da Amazônia.

 Na cidade de Caltagirone, Sicilia, a Associação Tiago Maior montou um presépio com 45 peças, que ficará em exposição o ano todo na cidade. O presépio é idêntico ao que foi montado na sede da Associação, em Porto Velho. O cenário conta a história do nascimento do Menino Jesus, dentro de uma óptica Amazônica.

O prefeito que estava de férias na Itália no período, e chegou a assistir algumas das apresentações dos artistas, falou do orgulho e satisfação de ver o município bem representado lá fora. “Fiquei muito feliz em assistir vocês lá na Itália. E mais ainda por ver nossa cultura sendo aplaudida e reconhecida internacionalmente”, disse.

Na visão de Roberto Sobrinho, apostar e fomentar a cultura é uma forma de se fortalecer o turismo local também, porque os espetáculos mostrados lá fora, passam a servir de chamariz para os turistas estrangeiros. E para isso, os grupos artísticos locais precisam estar organizados com os espetáculos para receber os visitantes. Para a primeira-dama, Lucilene Peixoto, valeu o investimento da prefeitura para que o intercâmbio cultural fosse concretizado, e também se disse orgulhosa pelo resultado. “É o nosso povo, a nossa gente que ganha visibilidade internacional. E para nós isso é muito importante porque lá é outra gente, outra cultura”, disse.

O vice-presidente da Associação Tiago Maior, Cleonilson Félix, agradeceu o apoio da prefeitura e afirmou ter sido muito proveitosa a experiência, principalmente pelo interesse do público. “As nossas apresentações que eram duas por noite, estavam programadas para uma hora e meia, no máximo duas horas. Mas não encerrávamos com menos de três horas e ainda havia pedidos para mais apresentações no mesmo dia”, lembrou satisfeito. Do encontro, também participaram os integrantes do boi-bumbá “Diamante Negro”, de Porto Velho, que representou a região Amazônica no Encontro Nacional de Bois-Bumbás de Norte a Sul, ocorrido na cidade de Florianópolis (SC), evento realizado pela Associação dos Secretários de Cultura das capitais, com o apoio da prefeitura local.

O encontro tem como proposta divulgar as brincadeiras de boi que ocorrem no calendário cultural brasileiro, mostrando a diversidade cultural do país, através de folguedos, que têm o boi como temática. Este ano, o evento levou a capital de Santa Catarina cerca de 800 “brincantes” (nome dado aos integrantes destes folguedos), em grupos de arrastão carnavalesco, e as brincadeiras tradicionalmente ligadas às festas de São João, representando os estados de Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “Para nós foi muito importante participarmos desse evento, porque fomos representantes não apenas de Porto Velho e Rondônia, mas todos os estados da Amazônia. E isso nos deixa muito feliz. Por isso queremos agradecer ao prefeito essa oportunidade que nos foi dado para representar a cidade onde nascemos e moramos”, falou emocionado, o coordenador do Diamante Negro, Aluizio Guedes.

Fonte:  Joel Elias
Fotos: Frank Néry

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio