Segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 - 20h50
O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), recebeu nesta sexta-feira 28/11, em sua residência, para um café da manhã, a equipe do documentário Caçambada Cutuba - A História que Rondônia não escreveu. Ocasião em que recebeu os agradecimentos do cinegrafista e diretor de fotografia Toni Nogueira; do produtor executivo Zola Xavier da Silveira e diretor geral Délcio Teobaldo, pela sua decisiva ajuda para o início das filmagens em julho deste ano. 
O filme revela dois episódios marcantes ocorridos em Porto Velho-RO, na década de sessenta: o atentado político em 1962, na cidade de Porto Velho, com mortes e inúmeros feridos e a passagem do guerrilheiro Che Guevara, que seguiu viagem até Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Entre os dias 25 e 28 de novembro, em Niterói e Maricá e no Rio de Janeiro, foram colhidos depoimentos de pessoas envolvidas com os dois episódios. Uma das pessoas entrevistadas, Judite Pucu, ela esteve com Rubem Julio de Castro, citado no diário do Che Guevara.
O prefeito Roberto Sobrinho deverá ser convidado a dar depoimento no documentário, uma vez que, para a equipe de produção da Caçambada Cutuba, a atual administração representa uma continuidade histórica dos ideais da esquerda brasileira, cujo maior expoente aqui em Rondônia foi Renato Clímaco Borralho de Medeiros, deputado federal cassado pelo Golpe Militar de 1964.
Fonte: Antônio Serpa do Amaral Filho
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube
Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52
O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Grupo Minhas Raízes lança videoclipe “Sonhos”, gravado na comunidade de Nazaré e Boa Vitória
Nazaré (RO) – A trajetória de 20 anos do Grupo Minhas Raízes ganha um novo capítulo com o lançamento do videoclipe “Sonhos”, disponível no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” foi exibido gratuitamente em escolas públicas dos
Quarta-feira, 24 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)