Segunda-feira, 1 de dezembro de 2008 - 20h50
O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), recebeu nesta sexta-feira 28/11, em sua residência, para um café da manhã, a equipe do documentário Caçambada Cutuba - A História que Rondônia não escreveu. Ocasião em que recebeu os agradecimentos do cinegrafista e diretor de fotografia Toni Nogueira; do produtor executivo Zola Xavier da Silveira e diretor geral Délcio Teobaldo, pela sua decisiva ajuda para o início das filmagens em julho deste ano. 
O filme revela dois episódios marcantes ocorridos em Porto Velho-RO, na década de sessenta: o atentado político em 1962, na cidade de Porto Velho, com mortes e inúmeros feridos e a passagem do guerrilheiro Che Guevara, que seguiu viagem até Guajará-Mirim, fronteira com a Bolívia, pelos trilhos da extinta Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Entre os dias 25 e 28 de novembro, em Niterói e Maricá e no Rio de Janeiro, foram colhidos depoimentos de pessoas envolvidas com os dois episódios. Uma das pessoas entrevistadas, Judite Pucu, ela esteve com Rubem Julio de Castro, citado no diário do Che Guevara.
O prefeito Roberto Sobrinho deverá ser convidado a dar depoimento no documentário, uma vez que, para a equipe de produção da Caçambada Cutuba, a atual administração representa uma continuidade histórica dos ideais da esquerda brasileira, cujo maior expoente aqui em Rondônia foi Renato Clímaco Borralho de Medeiros, deputado federal cassado pelo Golpe Militar de 1964.
Fonte: Antônio Serpa do Amaral Filho
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Livro propõe olhar simbólico sobre o Rio Madeira e a alma da Amazônia
Um olhar atento para o Rio Madeira revela mais do que um dos principais rios da Amazônia. Revela histórias, mitos, conflitos e formas de vida que aj

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026
O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na
Sexta-feira, 23 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)