Quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 20h17

O antigo prédio da Câmara de Vereadores do Município de Porto Velho passou nesta semana, a ser ocupado e administrado pelo Conselho Municipal de Educação (CME). A intenção do conselho é garantir a segurança do patrimônio e a preservação do acervo histórico que se encontra no local. Através de parcerias com órgãos, associações, historiados e escritores, o Conselho pretende criar no prédio, um espaço literário e cultural com foco na história da capital de Rondônia, que será aberto para visitações, previstas para julho deste ano.
De acordo com o presidente do CME, Mário Jorge Souza de Oliveira, apesar de ter sido restaurado em 2014, o prédio encontrava-se em desuso há dois anos, fato que estava ocasionando sua deterioração novamente. “Encontramos um prédio com entulhos, cupins se alastrando pelas salas, mofo em boa parte da estrutura, sujeira, portas sem trancas ou fechaduras, caixas d’água sem tampa, causando vazamento água nos banheiros”, listou o presidente ao citar ainda que havia outros problemas.
A ocupação do prédio pelo Conselho Municipal de Educação foi aprovada pela Prefeitura no dia 11 de maio, após parecer favorável da Procuradoria Geral do Município. “Em menos de 30 dias, conseguimos recuperar o imóvel de modo que pudéssemos ocupá-lo”, ressaltou Mário Jorge. Segundo ele, foram feitos reparos no sistema elétrico e hidráulico, pintura e manutenções emergenciais.
Com a ocupação aprovada, o Conselho promoveu a limpeza do prédio e a manutenção de algumas obras do acervo, agora devidamente preservados em expositores. Implantou também uma biblioteca com obras educacionais e instalou sistemas de ar-refrigerado e mobiliou a parte administrativa do imóvel.

Trocas de administração do prédio
O prédio histórico estava sob a administração da Câmara Municipal até que março deste ano. Porém, por falta de recursos orçamentários necessários, o Poder Legislativo decidiu desistir da concessão do uso repassando o imóvel novamente à Prefeitura de Porto Velho.
Para o presidente do CME, a manutenção do prédio histórico e sua abertura para visitação pública é de suma importância para a sociedade e formação critica de estudantes e pesquisadores, principalmente pela carência de um espaço dedicado exclusivamente para a história de Porto Velho.
Fonte: Rosiane Vargas
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)