Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

PORTUGAL RECEBE PROJETO CULTURAL DE RONDÔNIA



O Fest Cineamazônia amplia as parcerias para integrar a cultura

O circuito itinerante do Fest Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia será exibido em Portugal, no dia 7 de abril, no Auditório Sóror Mariana. O evento é uma parceria com a Universidade de Évora, Câmara Municipal e Festival Internacional de Cinema de Évora. Esta é a segunda vez que o Fest Cineamazônia Itinerante realiza uma de suas etapas naquele país. Em 2008 o evento foi realizado em Coimbra.

De acordo com o curador Jurandir Costa, a integração com países de língua portuguesa é importante porque o Fest Cineamazônia está produzindo um filme sobre nossa herança lusitana. O professor da Universidade Federal de Rondônia, doutor Marcos Teixeira, historiador e conhecedor da cultura amazônica, será o personagem da produção.

Para o diretor do Festival Internacional de Cinema de Évora, João Macedo, essa será uma oportunidade para que portugueses e brasileiros, ali residentes, possam conhecer um pouco mais do maior projeto de difusão cinematrográfica da região Norte do Brasil. “Esse projeto usa com eficácia a ferramenta cinema para informar e provocar discussões através de filmes”, destacou.

O centro histórico de Évora faz parte da lista da UNESCO das cidades patrimônios culturais. Está situada em Alentejo numa distância de 130 quilômetros de Lisboa, capital portuguesa. Preserva traços antigos na parte entre muralhas com monumentos de diferentes épocas.

Nessa temporada o Fest Cineamazônia já esteve em Boa Vista (RR), Macapá (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Manicoré (AM), e Fernando de Noronha (RN). Em todas essas cidades, a produção fez registros para o novo filme sobre a nossa herança cultural portuguesa e africana.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antonio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Oficina gratuita de fotografia criativa será realizada em Vilhena; inscrições abertas

Oficina gratuita de fotografia criativa será realizada em Vilhena; inscrições abertas

Rondônia mais uma vez ocupa espaço de destaque no cenário nacional de inovação. Cinco startups do estado — Coill Inovação e Transformação Digital, V

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)