Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

PORTUGAL RECEBE PROJETO CULTURAL DE RONDÔNIA



O Fest Cineamazônia amplia as parcerias para integrar a cultura

O circuito itinerante do Fest Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia será exibido em Portugal, no dia 7 de abril, no Auditório Sóror Mariana. O evento é uma parceria com a Universidade de Évora, Câmara Municipal e Festival Internacional de Cinema de Évora. Esta é a segunda vez que o Fest Cineamazônia Itinerante realiza uma de suas etapas naquele país. Em 2008 o evento foi realizado em Coimbra.

De acordo com o curador Jurandir Costa, a integração com países de língua portuguesa é importante porque o Fest Cineamazônia está produzindo um filme sobre nossa herança lusitana. O professor da Universidade Federal de Rondônia, doutor Marcos Teixeira, historiador e conhecedor da cultura amazônica, será o personagem da produção.

Para o diretor do Festival Internacional de Cinema de Évora, João Macedo, essa será uma oportunidade para que portugueses e brasileiros, ali residentes, possam conhecer um pouco mais do maior projeto de difusão cinematrográfica da região Norte do Brasil. “Esse projeto usa com eficácia a ferramenta cinema para informar e provocar discussões através de filmes”, destacou.

O centro histórico de Évora faz parte da lista da UNESCO das cidades patrimônios culturais. Está situada em Alentejo numa distância de 130 quilômetros de Lisboa, capital portuguesa. Preserva traços antigos na parte entre muralhas com monumentos de diferentes épocas.

Nessa temporada o Fest Cineamazônia já esteve em Boa Vista (RR), Macapá (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Manicoré (AM), e Fernando de Noronha (RN). Em todas essas cidades, a produção fez registros para o novo filme sobre a nossa herança cultural portuguesa e africana.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antonio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio