Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

PORTUGAL RECEBE PROJETO CULTURAL DE RONDÔNIA



O Fest Cineamazônia amplia as parcerias para integrar a cultura

O circuito itinerante do Fest Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia será exibido em Portugal, no dia 7 de abril, no Auditório Sóror Mariana. O evento é uma parceria com a Universidade de Évora, Câmara Municipal e Festival Internacional de Cinema de Évora. Esta é a segunda vez que o Fest Cineamazônia Itinerante realiza uma de suas etapas naquele país. Em 2008 o evento foi realizado em Coimbra.

De acordo com o curador Jurandir Costa, a integração com países de língua portuguesa é importante porque o Fest Cineamazônia está produzindo um filme sobre nossa herança lusitana. O professor da Universidade Federal de Rondônia, doutor Marcos Teixeira, historiador e conhecedor da cultura amazônica, será o personagem da produção.

Para o diretor do Festival Internacional de Cinema de Évora, João Macedo, essa será uma oportunidade para que portugueses e brasileiros, ali residentes, possam conhecer um pouco mais do maior projeto de difusão cinematrográfica da região Norte do Brasil. “Esse projeto usa com eficácia a ferramenta cinema para informar e provocar discussões através de filmes”, destacou.

O centro histórico de Évora faz parte da lista da UNESCO das cidades patrimônios culturais. Está situada em Alentejo numa distância de 130 quilômetros de Lisboa, capital portuguesa. Preserva traços antigos na parte entre muralhas com monumentos de diferentes épocas.

Nessa temporada o Fest Cineamazônia já esteve em Boa Vista (RR), Macapá (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Manicoré (AM), e Fernando de Noronha (RN). Em todas essas cidades, a produção fez registros para o novo filme sobre a nossa herança cultural portuguesa e africana.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antonio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)