Quarta-feira, 31 de março de 2010 - 11h20
O Fest Cineamazônia amplia as parcerias para integrar a cultura
O circuito itinerante do Fest Cineamazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia será exibido em Portugal, no dia 7 de abril, no Auditório Sóror Mariana. O evento é uma parceria com a Universidade de Évora, Câmara Municipal e Festival Internacional de Cinema de Évora. Esta é a segunda vez que o Fest Cineamazônia Itinerante realiza uma de suas etapas naquele país. Em 2008 o evento foi realizado em Coimbra.
De acordo com o curador Jurandir Costa, a integração com países de língua portuguesa é importante porque o Fest Cineamazônia está produzindo um filme sobre nossa herança lusitana. O professor da Universidade Federal de Rondônia, doutor Marcos Teixeira, historiador e conhecedor da cultura amazônica, será o personagem da produção.
Para o diretor do Festival Internacional de Cinema de Évora, João Macedo, essa será uma oportunidade para que portugueses e brasileiros, ali residentes, possam conhecer um pouco mais do maior projeto de difusão cinematrográfica da região Norte do Brasil. “Esse projeto usa com eficácia a ferramenta cinema para informar e provocar discussões através de filmes”, destacou.
O centro histórico de Évora faz parte da lista da UNESCO das cidades patrimônios culturais. Está situada em Alentejo numa distância de 130 quilômetros de Lisboa, capital portuguesa. Preserva traços antigos na parte entre muralhas com monumentos de diferentes épocas.
Nessa temporada o Fest Cineamazônia já esteve em Boa Vista (RR), Macapá (AM), Belém (PA), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Manicoré (AM), e Fernando de Noronha (RN). Em todas essas cidades, a produção fez registros para o novo filme sobre a nossa herança cultural portuguesa e africana.
O Fest Cineamazônia tem o patrocínio da Petrobras, Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, Eletrobras e Correios, conta com o apoio cultural da Santo Antonio Energia, Prefeitura de Porto Velho, Semed e Fundação Iaripuna, Governo de Rondônia - Secel, e apoio da Bancada Federal de Rondônia, senadora Fátima Cleide, senador Valdir Raupp, deputado federal Eduardo Valverde e deputada federal Marinha Raupp.
Fonte: Solano
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet
Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Produções de Rondônia contempladas pela Lei Paulo Gustavo integram programação do Cine Sesc 2026
No dia 25 de março, a partir das 18h, o público de Porto Velho poderá conferir uma sessão que une a nostalgia dos cinemas de rua ao misticismo regio

A II Mostra de Cinema dos Invisíveis encerrou sua passagem pelos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, em Porto Velho (RO). As ações foram reali

Grupo de Teatro Wankabuki ganha destaque em revista nacional de artes cênicas
O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), teve sua trajetória destacada na Revista Buli, publicação nacional voltada às artes cênicas e ligada a
Quarta-feira, 25 de março de 2026 | Porto Velho (RO)