Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho participa de projeto-piloto de educação à distância


Porto Velho está entre os municípios escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE para participar do projeto-piloto "FormAção pela Escola", desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância – SEED do Ministério de Educação e Cultura – MEC. Em Rondônia também foram beneficiadas as cidades de Ariquemes, Itapuã D'Oeste, Ji-Paraná, Jarú, Guajará Mirim e Nova Mamoré.

O "FormAção pela Escola" é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que objetiva contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE. É voltado para gestores, técnicos, conselheiros e representantes da comunidade que atuam nos referidos programas.

Inicialmente estão sendo atendidos os estados de Rondônia, Ceará, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Porto Velho, através da parceria entre MEC, Secretaria Municipal de Educação – Semed e Secretaria de Estado da Educação – Seduc, serão capacitadas 120 pessoas nos programas: PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola, PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar e PNATE – Programa Nacional de Transporte Escolar.

"Os maiores beneficiados com essa ação são os profissionais que atuam na zona rural, que poderão se inteirar a respeito dos programas do FNDE sem precisar sair de suas localidades", esclarece a tutora municipal do programa, Roselane Rivero, destacando que das 40 horas de curso, apenas oito serão presenciais, sendo que as 32 restantes se darão por telefone, e-mail e outros recursos de educação à distância.

A fase presencial do PDDE acontece na próxima sexta-feira, dia 8, no auditório da Semed, das 8 às 12h e das 14 às 18h. A formação do PNATE está prevista para o mês de novembro, e do PNAE para fevereiro do próximo ano.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

Boi Malhadinho conquista tricampeonato no Duelo na Fronteira 2025 e celebra a força da cultura de Guajará-Mirim

O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho

Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

Gente de Opinião Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)