Segunda-feira, 4 de setembro de 2006 - 15h11
Porto Velho está entre os municípios escolhidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FNDE para participar do projeto-piloto "FormAção pela Escola", desenvolvido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância SEED do Ministério de Educação e Cultura MEC. Em Rondônia também foram beneficiadas as cidades de Ariquemes, Itapuã D'Oeste, Ji-Paraná, Jarú, Guajará Mirim e Nova Mamoré.
O "FormAção pela Escola" é um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que objetiva contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE. É voltado para gestores, técnicos, conselheiros e representantes da comunidade que atuam nos referidos programas.
Inicialmente estão sendo atendidos os estados de Rondônia, Ceará, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em Porto Velho, através da parceria entre MEC, Secretaria Municipal de Educação Semed e Secretaria de Estado da Educação Seduc, serão capacitadas 120 pessoas nos programas: PDDE Programa Dinheiro Direto na Escola, PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar e PNATE Programa Nacional de Transporte Escolar.
"Os maiores beneficiados com essa ação são os profissionais que atuam na zona rural, que poderão se inteirar a respeito dos programas do FNDE sem precisar sair de suas localidades", esclarece a tutora municipal do programa, Roselane Rivero, destacando que das 40 horas de curso, apenas oito serão presenciais, sendo que as 32 restantes se darão por telefone, e-mail e outros recursos de educação à distância.
A fase presencial do PDDE acontece na próxima sexta-feira, dia 8, no auditório da Semed, das 8 às 12h e das 14 às 18h. A formação do PNATE está prevista para o mês de novembro, e do PNAE para fevereiro do próximo ano.
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)