Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais


 Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais - Gente de Opinião
 

A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna está proporcionando a população várias ações voltadas para a fomentação da cultura, da valorização do cidadão e do bem estar social. Para isso em parceria com o Exército Brasileiro e o Sesc, promove em várias praças da cidade, apresentações da banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e apresentação de teatro de rua.
 

Exército Brasileiro

Em comemoração ao dia do exército brasileiro, 19 de abril, foi promovida a apresentação dos músicos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na Praça Aluísio Ferreira, local já conhecido do portovelhense, onde são vendidas comidas e artesanatos típicos da região. O dia 19 marca a luta dos que lutam para defender os espaços e direitos do Brasil e o exército é uma das três forças armadas, responsáveis por esta defesa.

A data relembra o combate contra a dominação holandesa, em 1648. “A Fundação é parceira nessa comemoração do Exército, contribuímos com o som e iluminação para o evento que foi muito lindo. Prestigiei a atividade e eles são muito organizados e pontuais. A praça sempre esta bem frequentada, mas desta vez lotou com pessoas querendo ouvir as músicas clássicas e populares com novos arranjos criados pelo maestro e querendo conhecer um pouco mais da história dessas canções”, disse Gregório da Silva, diretor da Fundação Iaripuna.

 Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais - Gente de Opinião

Teatro de Rua

Além disso, a prefeitura de Porto Velho em parceria com o Sesc promove, no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o projeto ‘Teatro em Cartaz’ que acontece aos domingos. A cada mês são apresentadas peças de um grupo teatral.

O espetáculo ‘O pastelão e a Torta’ do grupo de teatro Mapi, já realizou duas apresentações, sempre às 18 horas. Os oito componentes da peça remontam uma história que se passa durante a idade média e fala sobre dois mendigos que estão morrendo de fome e criam uma artimanha para conseguir um pastelão e uma torta.

Elcias Villar, diretor do Espetáculo, explica que é uma programação voltada para todas as idades. “Não é pesado e com linguagem difícil. Adultos e crianças se divertem vendo. Estaremos nos apresentando até o final do mês de abril”, disse.

Segundo Gregório da Silva, da Fundação Iaripuna, o investimento no teatro, principalmente, de rua busca a formação de platéia em Porto Velho. “Estamos fomentando a cultura, valorizando o artista local. No próximo final de semana será a terceira apresentação do projeto ‘Teatro em Cartaz’, que deve ir até novembro”, comenta.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Frank Néry

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio