Quarta-feira, 18 de abril de 2012 - 07h09

A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna está proporcionando a população várias ações voltadas para a fomentação da cultura, da valorização do cidadão e do bem estar social. Para isso em parceria com o Exército Brasileiro e o Sesc, promove em várias praças da cidade, apresentações da banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e apresentação de teatro de rua.
Exército Brasileiro
Em comemoração ao dia do exército brasileiro, 19 de abril, foi promovida a apresentação dos músicos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na Praça Aluísio Ferreira, local já conhecido do portovelhense, onde são vendidas comidas e artesanatos típicos da região. O dia 19 marca a luta dos que lutam para defender os espaços e direitos do Brasil e o exército é uma das três forças armadas, responsáveis por esta defesa.
A data relembra o combate contra a dominação holandesa, em 1648. “A Fundação é parceira nessa comemoração do Exército, contribuímos com o som e iluminação para o evento que foi muito lindo. Prestigiei a atividade e eles são muito organizados e pontuais. A praça sempre esta bem frequentada, mas desta vez lotou com pessoas querendo ouvir as músicas clássicas e populares com novos arranjos criados pelo maestro e querendo conhecer um pouco mais da história dessas canções”, disse Gregório da Silva, diretor da Fundação Iaripuna.

Teatro de Rua
Além disso, a prefeitura de Porto Velho em parceria com o Sesc promove, no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o projeto ‘Teatro em Cartaz’ que acontece aos domingos. A cada mês são apresentadas peças de um grupo teatral.
O espetáculo ‘O pastelão e a Torta’ do grupo de teatro Mapi, já realizou duas apresentações, sempre às 18 horas. Os oito componentes da peça remontam uma história que se passa durante a idade média e fala sobre dois mendigos que estão morrendo de fome e criam uma artimanha para conseguir um pastelão e uma torta.
Elcias Villar, diretor do Espetáculo, explica que é uma programação voltada para todas as idades. “Não é pesado e com linguagem difícil. Adultos e crianças se divertem vendo. Estaremos nos apresentando até o final do mês de abril”, disse.
Segundo Gregório da Silva, da Fundação Iaripuna, o investimento no teatro, principalmente, de rua busca a formação de platéia em Porto Velho. “Estamos fomentando a cultura, valorizando o artista local. No próximo final de semana será a terceira apresentação do projeto ‘Teatro em Cartaz’, que deve ir até novembro”, comenta.
Fonte: Rebeca Barca
Foto: Frank Néry
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)