Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais


 Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais - Gente de Opinião
 

A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna está proporcionando a população várias ações voltadas para a fomentação da cultura, da valorização do cidadão e do bem estar social. Para isso em parceria com o Exército Brasileiro e o Sesc, promove em várias praças da cidade, apresentações da banda de música da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e apresentação de teatro de rua.
 

Exército Brasileiro

Em comemoração ao dia do exército brasileiro, 19 de abril, foi promovida a apresentação dos músicos da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, na Praça Aluísio Ferreira, local já conhecido do portovelhense, onde são vendidas comidas e artesanatos típicos da região. O dia 19 marca a luta dos que lutam para defender os espaços e direitos do Brasil e o exército é uma das três forças armadas, responsáveis por esta defesa.

A data relembra o combate contra a dominação holandesa, em 1648. “A Fundação é parceira nessa comemoração do Exército, contribuímos com o som e iluminação para o evento que foi muito lindo. Prestigiei a atividade e eles são muito organizados e pontuais. A praça sempre esta bem frequentada, mas desta vez lotou com pessoas querendo ouvir as músicas clássicas e populares com novos arranjos criados pelo maestro e querendo conhecer um pouco mais da história dessas canções”, disse Gregório da Silva, diretor da Fundação Iaripuna.

 Porto Velho: Comemorações militares e espetáculos teatrais - Gente de Opinião

Teatro de Rua

Além disso, a prefeitura de Porto Velho em parceria com o Sesc promove, no anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o projeto ‘Teatro em Cartaz’ que acontece aos domingos. A cada mês são apresentadas peças de um grupo teatral.

O espetáculo ‘O pastelão e a Torta’ do grupo de teatro Mapi, já realizou duas apresentações, sempre às 18 horas. Os oito componentes da peça remontam uma história que se passa durante a idade média e fala sobre dois mendigos que estão morrendo de fome e criam uma artimanha para conseguir um pastelão e uma torta.

Elcias Villar, diretor do Espetáculo, explica que é uma programação voltada para todas as idades. “Não é pesado e com linguagem difícil. Adultos e crianças se divertem vendo. Estaremos nos apresentando até o final do mês de abril”, disse.

Segundo Gregório da Silva, da Fundação Iaripuna, o investimento no teatro, principalmente, de rua busca a formação de platéia em Porto Velho. “Estamos fomentando a cultura, valorizando o artista local. No próximo final de semana será a terceira apresentação do projeto ‘Teatro em Cartaz’, que deve ir até novembro”, comenta.

Fonte: Rebeca Barca
Foto: Frank Néry

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

Pontão de Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes de Vilhena com oficinas de fotografia e rodas de conversa

O Pontão de Cultura, Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, na sexta-

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)