Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Portal Memórias Indígenas fortalece a identidade de diversos povos com a valorização de seus saberes e ancestralidades

Toda plataforma possui conteúdos de trajetórias de povos indígenas através de seus pontos de memórias, trajetórias e experiências interculturais.


Portal Memórias Indígenas fortalece a identidade de diversos povos com a valorização de seus saberes e ancestralidades - Gente de Opinião

Com a finalidade de fortalecer as pesquisas acadêmicas com os povos indígenas, protagonizando os saberes deste povo, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), juntamente com diversos pesquisadores e indígenas, desenvolveram a Plataforma Memórias Indígenas. 

O projeto apresenta um acervo digital dos saberes, das memórias e da cosmologia de treze povos que vivem no estado de Rondônia e no noroeste de Mato Grosso. O intuito é valorizar e fortalecer o registro de seus saberes ancestrais, além de ampliar a pesquisa de estudantes, professores e pesquisadores no contexto de pesquisas voltadas para Licenciatura em Educação Intercultural (DEINTER-UNIR). 

O portal projetomemoriasindigenasro.unir.br , iniciou no ano de 2016 a partir do Edital Povos Originários do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério da Cultura com o objetivo de protagonizar os povos indígenas, valorizando seus saberes, fortalecendo suas ancestralidades, todos agrupados na plataforma digital. 

Neste ano, todo o conteúdo disponível conta com uma remodelação da plataforma, em razão dos recursos da Lei Aldir Blanc, na 2ª Edição Marechal Rondon, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL). 

Com conteúdos de interesse dos povos indígenas e suas formas de escrita e dinâmicas relacionadas às complexidades culturais em tempos atuais, o portal possui editorias como entrevistas, oficinas, rodas de conversas tanto em espaços acadêmicos como em reuniões políticas; editoria de pescarias, banhos de rios, rodas de chicas e pontos de memórias. 

Toda plataforma possui conteúdos de trajetórias de povos indígenas através de seus pontos de memórias, trajetórias e experiências interculturais. 

Para as professoras Roseline Mezacasa e Maria Lúcia Cereda Gomide, coordenadoras da iniciativa do Departamento de Educação Intercultural Indígena da Unir, o Projeto Memórias Indígenas, fortalece a representação destes povos, criando um território de conhecimento online, que se apresenta aos não indígenas a rica diversidade dos povos que vivem no estado de Rondônia e noroeste de Mato Grosso.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Unir abre oficinas gratuitas com dança, corpo e cultura na programação da Medu V

Com a proposta de trabalhar corporeidade, explorar movimentos, fortalecer o empoderamento e o pertencimento cultural, a Universidade Federal de Rond

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

Documentário “Seringal: Outras Margens” leva histórias invisibilizadas às comunidades ribeirinhas e escolas de Porto Velho

O documentário Seringal: Outras Margens, dirigido por Rafaela Oliveira, propõe um olhar sensível sobre a história da Amazônia a partir de uma perspe

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Espetáculo do Teatro Ruante emociona comunidade surda em Porto Velho

Sala lotada, olhos atentos e uma noite marcada por depoimentos emocionantes. Assim foi a apresentação especial do espetáculo “Das Raízes, Folhas e F

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Documentário sobre a cultura Sabanê é disponibilizado gratuitamente na internet

Um importante registro audiovisual sobre a cultura indígena amazônica já está disponível ao público. O vídeo documentário “Saberes Ancestrais: Cultu

Gente de Opinião Domingo, 29 de março de 2026 | Porto Velho (RO)