Sábado, 7 de maio de 2022 - 08h00

Com a finalidade de fortalecer as pesquisas acadêmicas com os povos indígenas, protagonizando os saberes deste povo, a Universidade Federal de Rondônia (Unir), juntamente com diversos pesquisadores e indígenas, desenvolveram a Plataforma Memórias Indígenas.
O projeto apresenta um acervo digital dos saberes, das memórias e da cosmologia de treze povos que vivem no estado de Rondônia e no noroeste de Mato Grosso. O intuito é valorizar e fortalecer o registro de seus saberes ancestrais, além de ampliar a pesquisa de estudantes, professores e pesquisadores no contexto de pesquisas voltadas para Licenciatura em Educação Intercultural (DEINTER-UNIR).
O portal projetomemoriasindigenasro.unir.br , iniciou no ano de 2016 a partir do Edital Povos Originários do Brasil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Ministério da Cultura com o objetivo de protagonizar os povos indígenas, valorizando seus saberes, fortalecendo suas ancestralidades, todos agrupados na plataforma digital.
Neste ano, todo o conteúdo disponível conta com uma remodelação da plataforma, em razão dos recursos da Lei Aldir Blanc, na 2ª Edição Marechal Rondon, da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (SEJUCEL).
Com conteúdos de interesse dos povos indígenas e suas formas de escrita e dinâmicas relacionadas às complexidades culturais em tempos atuais, o portal possui editorias como entrevistas, oficinas, rodas de conversas tanto em espaços acadêmicos como em reuniões políticas; editoria de pescarias, banhos de rios, rodas de chicas e pontos de memórias.
Toda plataforma possui conteúdos de trajetórias de povos indígenas através de seus pontos de memórias, trajetórias e experiências interculturais.
Para as professoras Roseline Mezacasa e Maria Lúcia Cereda
Gomide, coordenadoras da iniciativa do Departamento de Educação Intercultural
Indígena da Unir, o Projeto Memórias Indígenas, fortalece a representação
destes povos, criando um território de conhecimento online, que se apresenta
aos não indígenas a rica diversidade dos povos que vivem no estado de Rondônia
e noroeste de Mato Grosso.
Galeria de Imagens
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)