Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Por que cursar Tecnólogo em Gastronomia?


 

O Tecnólogo em Gastronomia é um profissional de nível superior, especialista em planejamento, organização, supervisão e gerenciamento na área de alimentos e bebidas, desde a elaboração de cardápios até o desenvolvimento de uma cozinha de criação.

Além da formação técnica, este profissional tem competência para propor inovações na área de culinária, criando e gerenciando seu próprio negócio ou participando de empreendimentos de terceiros, administrando criação e produção de serviços. E tudo isso em dois anos de curso superior.

A partir dos conhecimentos adquiridos em higiene e manipulação de alimentos, habilidades básicas de cozinha, cozinha regional, nacional e internacional e de planejamento e gestão de serviços de alimentação, o profissional de Gastronomia é capacitação para atuar como Chef de Cozinha, Consultor Gastronômico, Gerente de Banquetes e Gerente de Restaurantes e Bares em todas as regiões do Brasil e do Mercosul.

O tecnólogo em Gastronomia é profissional raro hoje no Brasil e por isso a importância de um curso de formação deste profissional em uma região como a do estado de Rondônia onde a biodiversidade alimentar disponível é tão rica.

Este profissional representa fator de progresso e de agregação de forças e valores que irão potencializar decisivamente o desenvolvimento social do Estado. Isso, na medida em que possibilita ao mercado e à sociedade contar com profissionais aptos a atuar na formulação de respostas ao enfrentamento das múltiplas questões e demandas sociais.

A crescente descoberta do mundo gastronômico, aliada à necessidade de mão-de-obra especializada para o setor de bares, restaurantes, confeitarias, panificadoras e eventos bem como a vocação para produção de alimentos já justificaria cursar um curso Tecnológico Superior em Gastronomia. Mas a justificativa mais surpreendente é constatar que no Norte e no Nordeste brasileiro, tão engajados no desenvolvimento turístico e gastronômico, ainda possuam tão poucos cursos superiores nesta área e conseqüentemente poucos profissionais com formação superior.

No Brasil, são poucos os cursos na área, não existindo oferta dos mesmos em todos os estados ou regiões do país de forma a atender o mercado crescente. Assim não é sem razão que, apesar da rica culinária, o Brasil tenha dificuldades de desenvolver o turismo gastronômico.

Por todos os motivos expostos, cursar o curso Tecnológico Superior em Gastronomia que a FIMCA disponibiliza, é além ter uma visão empreendedora e futurista, algo muito prazeroso àqueles que se identificam com a culinária e os prazeres da mesa.

Fonte: Marilia Teixeira Berno
Coordenadora do Curso Tecnólogo Superior em Gastronomia da FIMCA

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)