Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

População se encanta com espetáculos gratuitos


Desde o dia 1 de setembro a população de Porto Velho tem acesso a espetáculos de circulação nacional inteiramente grátis através do Festival Palco Giratório, que é realizado pela quarta vez consecutiva na Capital.População se encanta com espetáculos gratuitos - Gente de Opinião

O projeto de circulação é o maior deste tipo na América Latina e consiste em levar o trabalho de grupos subsidiados pelo Sesc para todas as regiões do país. Com isso a cidade recebe o que há de melhor em peças teatrais, dança e circo a nível nacional. Todos os espetáculos são gratuitos e com classificação indicativa específica.

Este ano o Palco Giratório está mais acessível e ainda mais perto da comunidade porto-velhense com apresentações nas zonas Sul e Leste, em escolas públicas e hospitais.

Andressa Romão, coordenadora do Festival Palco Giratório em Porto Velho, diz que o objetivo do evento é possibilitar o acesso das pessoas à arte. “O Palco vai aos hospitais levar os espetáculos a quem não pode ir ao teatro. Seguimos a máxima de que o artista deve ir onde o povo está", destaca.

Após lotar o Teatro Um do Sesc Esplanada com sua participação no Palco Giratório, o Circuito Te Conto em Cena, do Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas (NEPAC), do Rio de Janeiro, levou o espetáculo "A causa secreta" e "O enfermeiro" às escolas públicas de Porto Velho.

“Estamos realizando sessões especiais direcionadas para estudantes e professores e agradecemos aos espaços, instituições e empresas que acolheram e apoiaram as apresentações do nosso Circuito. Agradecemos a cada espectador que passa a fazer parte desse jogo proposto pelo “Te Conto em Cena”, agradece Leonardo Simões, diretor do NEPAC.

Para Adriana Zanki Cordenonsi, professora universitária, o Palco Giratório é, sem dúvida, o evento de teatro mais importante da cidade. “É uma das únicas oportunidades do público porto-velhense assistir peças de diferentes Estados do Brasil. O mês de setembro em Porto Velho é sinônimo de agitação cultural graças ao palco Giratório”, afirma.

 

Acessibilidade

O Festival também inova ao promover a acessibilidade de surdos aos espetáculos apresentados para a comunidade através de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Marcos Grützmacher, da Associação de Professores, Parentes, Intérpretes e Amigos de Surdos do Estado de Rondônia (APPIS). O primeiro espetáculo que contou com a tradução simultânea foi “CRU”, da Companhia de Teatro Plágio, de Brasília, no dia 5.

Foi a primeira vez que Beatriz Gomes, deficiente auditiva, assistiu a uma peça teatral, e gostou do que viu. “Gostaria que tivessem mais espetáculos como este, para que nós, surdos, tenhamos a chance de assistir”, disse, com a ajuda do interprete da associação Marcos, que o universo do teatro é muito novo para eles, pois nunca haviam tido a chance de acompanhar, devido a falta de acessibilidade.

Outro estudante, também deficiente auditivo, Tiago Quirino, disse que tinha preconceito com o teatro, por nunca ter tido a chance de assistir, e ter essa oportunidade foi importante para ele, que pretende acompanhar as próximas apresentações.

O Palco Giratório apresentará mais quatros espetáculos que contarão com o auxílio de interprete, sendo eles: Anjo Negro (13/09), Pai e Filho (14/09) e João e Maria (18/09).


Programação

Durante toda a semana, a programação segue, todos os dias, a partir das 20h30 no Teatro Um do Sesc Esplanada. Confira:


 

 

14/09(sexta-feira)

Pai e Filho

 

15/09(sábado)

Escapada

 

16/09 (domingo)

Faladores

 

Contato

Dúvidas a respeito dos espetáculos e quantidade de ingressos disponíveis para as apresentações podem ser tiradas através das redes sociais do Sesc Rondônia. São elas: Twitter (www.twitter.com/sescrondonia) e Facebook (www.facebook.com/sescrondonia). Uma forma dinâmica e eficaz de contato com a comunidade.

Fonte: Folk Comunicação

Gente de OpiniãoSexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Sexta-feira, 5 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)