Terça-feira, 17 de março de 2015 - 00h07
Circular por Porto Velho, conhecer e localizar os principais pontos turísticos, históricos e culturais da capital ficará mais fácil a partir deste mês. A Coordenadoria Municipal de Turismo - CMTUR, através da Semdestur, deverá concluir até final do mês o processo de implantação das 24 placas de Sinalização Turística.
As placas estão sendo afixadas atualmente na área denominada “Centro Histórico, Cultural e Turístico de Porto Velho”. Segundo a coordenadora da CMTUR Camila Canova, esta área central sempre assumiu uma função político-administrativa importante e testemunhou também o avanço urbano com suas modificações. "As evoluções e transformações do centro fazem pensar o turismo como elemento de desenvolvimento local e regional. E a Sinalização Turística é um meio de comunicação fundamental entre a cidade e o visitante, além de beneficiar também a população", disse ela.
Este tipo de Placa ajudará o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, a traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter informações sobre o local, afirma o Secretário Antonio Geraldo Affonso.
Dessa forma, de acordo com a coordenadora, para garantir sua homogeneidade e eficácia, a sinalização foi implantada de forma a assegurar a aplicação dos princípios básicos determinados pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística que é o de seguir o padrão preestabelecido quanto a formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; Garantir a integridade dos monumentos destacados e impedir que a sinalização interfira em sua visualização; Oferecer as mensagens necessárias e curtas a fim de atender os deslocamentos dos usuários; Assegurar a valorização da sinalização, mantendo-a atualizada e evitando gerar desinformações sucessivas e estar sempre conservada, limpa, bem fixada e, quando for o caso, corretamente iluminada.
Para aumentar a durabilidade foram produzidas em superfície onde são impressas as informações, confeccionadas em chapa de alumínio de 3mm, de 80cm x 60cm, e os letreiros receberam película de proteção contra pichações. "A altura da placa foi determinada visando à acessibilidade da cadeira de rodas, conjugada ao conforto de leitura de usuários de perfis físicos diferentes. Considerou-se os dados antropométricos da mulher no percentil 05 (baixa) e do homem no percentil 95 (alto), e o ângulo confortável de movimentação cervical", relatou.
Quanto aos textos, à equipe da CMTUR, que ficou responsável pelas informações teve todo o cuidado em procurar historiadores locais, para sanar dúvidas, realizaram ainda, pesquisas em: livros, internet, editoriais, dentre outros. "Infelizmente ainda há divergências por parte dos historiadores na história contada a cerca do nosso município, ficando assim difícil a narração concreta de fatos considerados verdadeiros. Por fim lembramos que esta é a primeira edição, podendo ser alteradas dentro das necessidades", observou Canova.
As placas são trilíngues, e já foram implantadas nos seguintes monumentos: Três Caixas de água; Mercado Cultural; Prédio do Relógio; Biblioteca Municipal; Sede Administrativa Municipal; Parque da Cidade; Parque Circuito; Praça Aluízio Ferreira. “A sinalização é um item necessário para facilitar o acesso aos pontos turísticos e, por meio das placas interpretativas, é possível oferecer um passeio que contemple não só a beleza, mas o contexto histórico dos monumentos”, finalizou.
Fonte: CMTUR/Comdecom
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia
A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia
Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)