Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Placas instaladas em monumentos de Porto Velho seguem padrão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística



Circular por Porto Velho, conhecer e localizar os principais pontos turísticos, históricos e culturais da capital ficará mais fácil a partir deste mês. A Coordenadoria Municipal de Turismo - CMTUR, através da Semdestur, deverá concluir até final do mês o processo de implantação das 24 placas de Sinalização Turística.

As placas estão sendo afixadas atualmente na área denominada “Centro Histórico, Cultural e Turístico de Porto Velho”. Segundo a coordenadora da CMTUR Camila Canova, esta área central sempre assumiu uma função político-administrativa importante e testemunhou também o avanço urbano com suas modificações. "As evoluções e transformações do centro fazem pensar o turismo como elemento de desenvolvimento local e regional. E a Sinalização Turística é um meio de comunicação fundamental entre a cidade e o visitante, além de beneficiar também a população", disse ela.

Este tipo de Placa ajudará o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, a traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter informações sobre o local, afirma o Secretário Antonio Geraldo Affonso.

Dessa forma, de acordo com a coordenadora, para garantir sua homogeneidade e eficácia, a sinalização foi implantada de forma a assegurar a aplicação dos princípios básicos determinados pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística que é o de seguir o padrão preestabelecido quanto a formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; Garantir a integridade dos monumentos destacados e impedir que a sinalização interfira em sua visualização; Oferecer as mensagens necessárias e curtas a fim de atender os deslocamentos dos usuários; Assegurar a valorização da sinalização, mantendo-a atualizada e evitando gerar desinformações sucessivas e estar sempre conservada, limpa, bem fixada e, quando for o caso, corretamente iluminada.

Para aumentar a durabilidade foram produzidas em superfície onde são impressas as informações, confeccionadas em chapa de alumínio de 3mm, de 80cm x 60cm, e os letreiros receberam película de proteção contra pichações. "A altura da placa foi determinada visando à acessibilidade da cadeira de rodas, conjugada ao conforto de leitura de usuários de perfis físicos diferentes. Considerou-se os dados antropométricos da mulher no percentil 05 (baixa) e do homem no percentil 95 (alto), e o ângulo confortável de movimentação cervical", relatou.

Quanto aos textos, à equipe da CMTUR, que ficou responsável pelas informações teve todo o cuidado em procurar historiadores locais, para sanar dúvidas, realizaram ainda, pesquisas em: livros, internet, editoriais, dentre outros. "Infelizmente ainda há divergências por parte dos historiadores na história contada a cerca do nosso município, ficando assim difícil a narração concreta de fatos considerados verdadeiros. Por fim lembramos que esta é a primeira edição, podendo ser alteradas dentro das necessidades", observou Canova.

As placas são trilíngues, e já foram implantadas nos seguintes monumentos: Três Caixas de água; Mercado Cultural; Prédio do Relógio; Biblioteca Municipal; Sede Administrativa Municipal; Parque da Cidade; Parque Circuito; Praça Aluízio Ferreira. “A sinalização é um item necessário para facilitar o acesso aos pontos turísticos e, por meio das placas interpretativas, é possível oferecer um passeio que contemple não só a beleza, mas o contexto histórico dos monumentos”, finalizou.

Fonte: CMTUR/Comdecom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio