Porto Velho (RO) segunda-feira, 25 de outubro de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Placas instaladas em monumentos de Porto Velho seguem padrão do Guia Brasileiro de Sinalização Turística



Circular por Porto Velho, conhecer e localizar os principais pontos turísticos, históricos e culturais da capital ficará mais fácil a partir deste mês. A Coordenadoria Municipal de Turismo - CMTUR, através da Semdestur, deverá concluir até final do mês o processo de implantação das 24 placas de Sinalização Turística.

As placas estão sendo afixadas atualmente na área denominada “Centro Histórico, Cultural e Turístico de Porto Velho”. Segundo a coordenadora da CMTUR Camila Canova, esta área central sempre assumiu uma função político-administrativa importante e testemunhou também o avanço urbano com suas modificações. "As evoluções e transformações do centro fazem pensar o turismo como elemento de desenvolvimento local e regional. E a Sinalização Turística é um meio de comunicação fundamental entre a cidade e o visitante, além de beneficiar também a população", disse ela.

Este tipo de Placa ajudará o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, a traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter informações sobre o local, afirma o Secretário Antonio Geraldo Affonso.

Dessa forma, de acordo com a coordenadora, para garantir sua homogeneidade e eficácia, a sinalização foi implantada de forma a assegurar a aplicação dos princípios básicos determinados pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística que é o de seguir o padrão preestabelecido quanto a formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; Garantir a integridade dos monumentos destacados e impedir que a sinalização interfira em sua visualização; Oferecer as mensagens necessárias e curtas a fim de atender os deslocamentos dos usuários; Assegurar a valorização da sinalização, mantendo-a atualizada e evitando gerar desinformações sucessivas e estar sempre conservada, limpa, bem fixada e, quando for o caso, corretamente iluminada.

Para aumentar a durabilidade foram produzidas em superfície onde são impressas as informações, confeccionadas em chapa de alumínio de 3mm, de 80cm x 60cm, e os letreiros receberam película de proteção contra pichações. "A altura da placa foi determinada visando à acessibilidade da cadeira de rodas, conjugada ao conforto de leitura de usuários de perfis físicos diferentes. Considerou-se os dados antropométricos da mulher no percentil 05 (baixa) e do homem no percentil 95 (alto), e o ângulo confortável de movimentação cervical", relatou.

Quanto aos textos, à equipe da CMTUR, que ficou responsável pelas informações teve todo o cuidado em procurar historiadores locais, para sanar dúvidas, realizaram ainda, pesquisas em: livros, internet, editoriais, dentre outros. "Infelizmente ainda há divergências por parte dos historiadores na história contada a cerca do nosso município, ficando assim difícil a narração concreta de fatos considerados verdadeiros. Por fim lembramos que esta é a primeira edição, podendo ser alteradas dentro das necessidades", observou Canova.

As placas são trilíngues, e já foram implantadas nos seguintes monumentos: Três Caixas de água; Mercado Cultural; Prédio do Relógio; Biblioteca Municipal; Sede Administrativa Municipal; Parque da Cidade; Parque Circuito; Praça Aluízio Ferreira. “A sinalização é um item necessário para facilitar o acesso aos pontos turísticos e, por meio das placas interpretativas, é possível oferecer um passeio que contemple não só a beleza, mas o contexto histórico dos monumentos”, finalizou.

Fonte: CMTUR/Comdecom

Mais Sobre Cultura

Shows - Bandas de Pvh e Acre vão agitar o final de semana do Grego Original

Shows - Bandas de Pvh e Acre vão agitar o final de semana do Grego Original

Quando o assunto é rock, o Pub porto-velhense Grego Original é uma referência nacional no seguimento. Neste final de semana serão sete atrações que

Galo da Meia Noite pode ser declarado Patrimônio Cultural de Porto Velho

Galo da Meia Noite pode ser declarado Patrimônio Cultural de Porto Velho

Dirigentes da Sociedade Cultural Galo da Meia estiveram reunidos, dia 18 passado, com o vereador Aleks Palitot (PTB) para tratar, dentre outros assu

Sejucel divulga resultado das propostas habilitadas para a 2ª Edição da Lei Aldir Blanc

Sejucel divulga resultado das propostas habilitadas para a 2ª Edição da Lei Aldir Blanc

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), divulgou, na segunda-feir