Segunda-feira, 23 de agosto de 2010 - 20h58
O professor Flávio Aparecido Terassini, biólogo e pesquisador da Faculdade São Lucas, participa do XIII Congresso Internacional de Acarologia que está sendo realizado de 23 a 27 deste mês, em Recife (PE).
O evento ocorre a cada 4 anos, sendo esta a primeira vez que é realizado na América do Sul. Aproximadamente 400 pesquisadores, representando todos os Continentes, estão presentes. São pesquisadores que realizam trabalhos especificamente com carrapatos e ácaros.
No Congresso será apresentada uma nova técnica para coleta de carrapatos de vida livre na floresta amazônica. Trata-se de um trabalho produzido pelos pesquisadores Flávio Terassini, Saymon de Albuquerque e Luís Marcelo Aranha Camargo, da Faculdade São Lucas, Marcelo Labruna, da Universidade de São Paulo (ICB5/Monte Negro), e Fábio Barbieri, da Embrapa, realizado em trilhas da floresta. Terassini informou que a nova técnica consiste, após pequeno treino, na procura do carrapato sobre a vegetação existente na floresta. “Além de facilitar a coleta, a nova técnica contribui para que se possa conhecer a fauna de carrapatos e as doenças por eles transmitidas”, salientou o pesquisador.
O Congresso Internacional de Acarologia tem como objetivo discutir os mais diferentes aspectos relacionados a estes organismos, que vivem em residências, em depósitos de alimentos, sobre plantas e sobre animais (inclusive no homem). É o maior encontro de Acarologistas de todo o mundo, representando uma chance única para a troca de experiências entre profissionais e estudantes da área, bem como a divulgação da pesquisa e trabalhos científicos realizados no Brasil.
Fonte: Chagas Pereira
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)