Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Pesquisa quer conhecer quem produz cultura em Rondônia


Pesquisadores da Universidade Federal de Rondônia – Vilhena saíram a campo para colher dados sobre a cultura produzida em Rondônia. Com apoio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ, estão "identificando, coletando e catalogando as fontes primárias e secundárias de interesse para o estudo da cultura de Rondônia".

Os professores Osvaldo Duarte, Oswaldo Gomes, Gilda Marchetto e Sandro Colferai  estiveram em Porto Velho se reunindo com escritores e jornalistas para divulgar o trabalho e convidar aos produtores culturais a se cadastrarem e enviar informações sobre o trabalho que desenvolvem, mesmo sendo obras inéditas.

"É interesse do projeto mapear o estado de Rondônia, identificando os produtores e agentes culturais com deferência à ensaística, à produção artística e à presença dessas manifestações culturais na imprensa. Interessa também a análise daqueles documentos que mesmo produzidos fora de Rondônia, mantenha aproximação estreita com a história e a cultura local", explica o professor Osvaldo Duarte.

Em Porto Velho o grupo visitou a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, onde manteve reunião com o artista plástico Geraldo Cruz. Mais tarde, se reuniu com um grupo de escritores, historiadores e jornalistas, também para explicar o projeto. Participaram do encontro Ieda Borzacov, Esron Menezes, Abinael Machado, Matias Mendes, José Monteiro, Dante Fonseca, Josimar Cardoso, Luiz Carlos Albuquerque, Lúcio Albuquerque e José Carlos Sá.

Quem quiser colaborar com o Mapa Cultural de Rondônia, seja doando obras ou enviando seus próprios trabalhos, deverá  encaminha-los para  o endereço eletrônico mapacultural@hotmail.com ou para UNIR - Campus Vilhena - Mapa Cultural Rondônia / Osvaldo Duarte - Avenida Rotary Club, 14551 - Setor Chacareiro - 78995-000 Vilhena - RO.

Fonte: Lúcio Albuquerque

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe