Sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 05h02
Representantes da cultura do Peru e Bolívia estarão presentes no Fest Cineamazônia, que acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro, no Teatro Bamzeiros.Os três profissionais que atuam com cultura no Peru e um da Bolívia participaram da Integração Latinoamericana através da arte, relizada pela Mostra Itinerante do festival, realizada neste ano.
Da Bolívia vem o presidente do Comitê Binacional de Meio Ambiente (Coinacapa), Abrahan Inopoco Oni. Como engenheiro agrônomo e ativista, Oni atua em projetos ambientais e coordena a Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia na Bolívia.
Do Peru são três os participantes. José Oswaldo Molero Ruiz (Pepe) é Diretor Regional de Cultura, do Departamento de Madre de Dios, estado localizado na Amazônia peruana. Pepe tem atuado para resgatar o cinema peruano, e em sua gestão como diretor de cultura, reativou o cinema municipal de Puerto Maldonado, capital de Madre de Dios.
O peruano Daniel Oblitas Baca está concluindo o curso de Arquitetura pela Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas (Cuzco). Atualmente exerce a Presidência do Conselho de Estudantes de la Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas de la UNSAAC. Organizou o Ciclo de Cinema (Cine-Forum), e a Oficina de Curta-metragens, na mesma Faculdade.
O outro peruano também vem de Puerto Maldonado. Jhon Yuri López Lazarte é universitário de engenharia agronômica e atua na autarquia municipal de cultura. Como coordenador da Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia no Peru, tem buscado ampliar a integração cultural através do cinema.
O Fest Cineamazônia tem o patrocínio do Governo Federal / Brasil – Um país de todos, Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Petrobras, Eletrobrás, Correios, e apoio cultural de Santo Antônio Energia, www.rondoniagora.com, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp.
Fonte: Solano
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)