Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Peru e Bolívia representados no Fest Cineamazônia



Representantes da cultura do Peru e Bolívia estarão presentes no Fest Cineamazônia, que acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro, no Teatro Bamzeiros.Os três profissionais que atuam com cultura no Peru e um da Bolívia participaram da Integração Latinoamericana através da arte, relizada pela Mostra Itinerante do festival, realizada neste ano.

Da Bolívia vem o presidente do Comitê Binacional de Meio Ambiente (Coinacapa), Abrahan Inopoco Oni. Como engenheiro agrônomo e ativista, Oni atua em projetos ambientais e coordena a Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia na Bolívia.

Do Peru são três os participantes. José Oswaldo Molero Ruiz (Pepe) é Diretor Regional de Cultura, do Departamento de Madre de Dios, estado localizado na Amazônia peruana. Pepe tem atuado para resgatar o cinema peruano, e em sua gestão como diretor de cultura, reativou o cinema municipal de Puerto Maldonado, capital de Madre de Dios.

O peruano Daniel Oblitas Baca está concluindo o curso de Arquitetura pela Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas (Cuzco). Atualmente exerce a Presidência do Conselho de Estudantes de la Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas de la UNSAAC. Organizou o Ciclo de Cinema (Cine-Forum), e a Oficina de Curta-metragens, na mesma Faculdade.

O outro peruano também vem de Puerto Maldonado. Jhon Yuri López Lazarte é universitário de engenharia agronômica e atua na autarquia municipal de cultura. Como coordenador da Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia no Peru, tem buscado ampliar a integração cultural através do cinema.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio do Governo Federal / Brasil – Um país de todos, Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Petrobras, Eletrobrás, Correios, e apoio cultural de Santo Antônio Energia, www.rondoniagora.com, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio