Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Peru e Bolívia representados no Fest Cineamazônia



Representantes da cultura do Peru e Bolívia estarão presentes no Fest Cineamazônia, que acontece em Porto Velho, de 7 a 12 de dezembro, no Teatro Bamzeiros.Os três profissionais que atuam com cultura no Peru e um da Bolívia participaram da Integração Latinoamericana através da arte, relizada pela Mostra Itinerante do festival, realizada neste ano.

Da Bolívia vem o presidente do Comitê Binacional de Meio Ambiente (Coinacapa), Abrahan Inopoco Oni. Como engenheiro agrônomo e ativista, Oni atua em projetos ambientais e coordena a Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia na Bolívia.

Do Peru são três os participantes. José Oswaldo Molero Ruiz (Pepe) é Diretor Regional de Cultura, do Departamento de Madre de Dios, estado localizado na Amazônia peruana. Pepe tem atuado para resgatar o cinema peruano, e em sua gestão como diretor de cultura, reativou o cinema municipal de Puerto Maldonado, capital de Madre de Dios.

O peruano Daniel Oblitas Baca está concluindo o curso de Arquitetura pela Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas (Cuzco). Atualmente exerce a Presidência do Conselho de Estudantes de la Facultad de Arquitectura y Artes Plásticas de la UNSAAC. Organizou o Ciclo de Cinema (Cine-Forum), e a Oficina de Curta-metragens, na mesma Faculdade.

O outro peruano também vem de Puerto Maldonado. Jhon Yuri López Lazarte é universitário de engenharia agronômica e atua na autarquia municipal de cultura. Como coordenador da Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia no Peru, tem buscado ampliar a integração cultural através do cinema.

O Fest Cineamazônia tem o patrocínio do Governo Federal / Brasil – Um país de todos, Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, Petrobras, Eletrobrás, Correios, e apoio cultural de Santo Antônio Energia, www.rondoniagora.com, Prefeitura de Porto Velho, Semed, Fundacao Iaripuna, Governo de Rondonia, Secel, Bancada Federal de Rondônia, Senadora Fátima Cleide, Senador Valdir Raupp, Deputado Federal Eduardo Valverde e Deputada Federal Marinha Raupp. 

Fonte: Solano

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

Escola Barão do Solimões marca presença na Coletânea Porto Velho em Poesia

A Coletânea Porto Velho em Poesia, lançada recentemente  na Assembleia Legislativa de Rondônia, reúnem mulheres escritoras que transformam memória,

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)