Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Perigrinação das relíquias: Dom Bosco visita hoje Campos dos Goytacazes e Vitória


 

 
Gente de Opinião
 

Após encerrar a peregrinação pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, a urna com as relíquias de Dom Bosco visita as cidades que fazem parte da Inspetoria de Belo Horizonte. Nesta terça-feira, 22, as relíquias chegam à cidade de Campos dos Goytacazes (RJ), no Instituto Dom Bosco. Hoje ainda, segue para Vitória (ES), no Colégio Nossa Senhora da Vitória, onde fica até o próximo sábado, 26.

Na cidade capixaba, o Arcebispo da Arquidiocese, Dom Luiz Mancilha, celebra a Santa Missa, às 19h, na Catedral Metropolitana de Vitória. No fim do dia, a peça será transportada para o Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, com abertura para visitação pública no dia 23, de 6h30 às 19h. Já no dia 26, a urna se despede do colégio na Missa das 6h15.
Depois da Inspetoria São João Bosco (BH), a urna se dirige para as Inspetorias de Campo Grande (MS), de 06/01 a 20/01/2010; Recife, de 21/01 a 07/02; e Manaus, de 08 /02 a 28/02, de onde segue para a capital da Venezuela, Caracas.

A peregrinação das
relíquias acontece em preparação ao bicentenário de nascimento de Dom Bosco, em 2015. Depois do Brasil, o programa das visitas, que terminará no dia 31 de janeiro de 2014, contempla as regiões salesianas Interamérica, Ásia Leste-Oceânia, Ásia Sul, África-Madagascar, Europa Oeste, Europa Norte e Itália-Oriente Médio. 

A urna

A base da urna representa um ponte sustentada por quatro pilares, sobre os quais estão inscritas as datas que definem o bicentenário: 1815-2015. As laterais dos pilares apresentam rostos de jovens dos cinco continentes. O brasão da Congregação Salesiana, que celebra, em 2009, os 150 anos de fundação, e o lema adota por Dom Bosco - "Da mihi animas, caetera tolle" ("Dai-me almas e ficai com o resto") – completam a decoração da peça.

A urna, incluindo a base, mede 2,53m de comprimento, 1m de largura e 1,32 de altura. Seu peso total é de 530 quilos. No interior, está colocada uma estátua de Dom Bosco semelhante a que existe na urna conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, além dos restos mortais de sua mão e parte do braço direitos.
 

Confira os próximos locais da peregrinação na Inspetoria de Belo Horizonte
26/12 - Venda Nova do Imigrante (ES), Paróquia São Pedro
26/12 - Barbacena (MG), Centro de Formação
27/12 - São João Del Rei (MG), Paróquia Dom Bosco
28 e 29/12 - Belo Horizonte, Colégio Salesiano e Paróquia Dom Bosco
29/12 - Pará de Minas (MG), Colégio Salesiano 

Fonte: Canção Nova com agências

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio