Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Peças arqueológicas causam surpresa à visitantes de exposição


 Peças arqueológicas causam surpresa à visitantes de exposição - Gente de Opinião

Prossegue nesta semana, até domingo, 15 de maio, a exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira, realizada pela Santo Antônio Energia no espaço Madeira do shopping. Na exposição há peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos encontrados na área da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho.

A exposição é dividida em três grandes temas: “Caçadores e coletores”, “Povos ceramistas” e “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. No primeiro expositor, há materiais como pedra lascada, raspadores de couro, pilão e adornos, objetos característicos de populações nômades.

Relacionados aos povos indígenas, que já tinham estrutura de sociedade, com plantio e colheita, domesticação de pequenos animais e a construção de vasilhames em cerâmica para armazenar alimentos ou transportar água, estão expostos fragmentos de cerâmica diversos que tiveram várias utilidades. Nesta mostra há um vaso decorado, encontrado na ilha de Santo Antônio, também conhecida como “ilha do Presídio”. Ele é reproduzido em tamanho maior no centro do estande.

Da fase histórica, compreendendo o final do século 19 e início do século 20, estão vestígios das três tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. São cravos para fixação dos trilhos, um “pé-de-cabra” (servia para a retirada destes cravos), além de garrafas de bebidas e remédios de várias origens e fragmentos de louça, também de origens variadas.

Peças arqueológicas causam surpresa à visitantes de exposição - Gente de Opinião

SURPRESAS

Muitas pessoas que visitaram o estande desde a abertura na manhã de sexta-feira (6) se mostraram surpresas, porque não sabiam da existência destes vestígios de antigas populações que habitavam as margens do rio Madeira. Os monitores que orientam os visitantes ouviram perguntas do tipo “esse material foi encontrado aqui mesmo? ” Ou “essa idade – mil anos, sete mil anos – é isso mesmo? Como vocês sabem? ”

Foi o caso de Djhordan César, 18 anos, morador do bairro das Pedrinhas. Ele perguntou como era calculada a idade dos fragmentos e ouviu a explicação de que toda a área onde houve a descoberta é estudada e a partir de restos de fogueiras, por exemplo, é aplicado o Carbono 14, fixando a data aproximada daquele fragmento. Djhordan também se impressionou com a variedade de garrafas encontradas na região da vida de Santo Antônio, onde houve a primeira tentativa de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
 

Peças arqueológicas causam surpresa à visitantes de exposição - Gente de Opinião

Serviço:

Exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira

Atrações: Peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos na área da Hidrelétrica Santo Antônio

Dias: de 6 a 15 de maio

Local: Porto Velho Shopping / Praça Madeira

Horário: Entre segunda e sábado, das 10h às 22h, aos domingos, entre 12h e 22h 

Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho vê "Arreia", raízes que dançam do Nordeste à Amazônia

Porto Velho vê "Arreia", raízes que dançam do Nordeste à Amazônia

“Arreia”, espetáculo criado pelas irmãs nordestinas Iara Campos e Íris Campos, será visto gratuitamente pelos porto-velhenses no próximo sábado, dia

Convite à inspiração: Thiago Benador lança “O Despertar do Líder” em noite de literatura e música

Convite à inspiração: Thiago Benador lança “O Despertar do Líder” em noite de literatura e música

Entre histórias de superação e notas musicais, Thiago Benador convida para o lançamento de seu novo livro, O Despertar do Líder, publicado pela Edit

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia

Porto Velho vai se tornar um espaço de criação, aprendizado e inspiração para amantes do cinema, colocando o protagonismo feminino, a diversidade e

Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira

A valorização da comunidade surda e a promoção da acessibilidade cultural serão os destaques do evento “Cinema, Literatura e Direitos Humanos”, que

Gente de Opinião Quarta-feira, 15 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)