Terça-feira, 10 de maio de 2016 - 20h29
Prossegue nesta semana, até domingo, 15 de maio, a exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira, realizada pela Santo Antônio Energia no espaço Madeira do shopping. Na exposição há peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos encontrados na área da Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho.
A exposição é dividida em três grandes temas: “Caçadores e coletores”, “Povos ceramistas” e “Estrada de Ferro Madeira-Mamoré”. No primeiro expositor, há materiais como pedra lascada, raspadores de couro, pilão e adornos, objetos característicos de populações nômades.
Relacionados aos povos indígenas, que já tinham estrutura de sociedade, com plantio e colheita, domesticação de pequenos animais e a construção de vasilhames em cerâmica para armazenar alimentos ou transportar água, estão expostos fragmentos de cerâmica diversos que tiveram várias utilidades. Nesta mostra há um vaso decorado, encontrado na ilha de Santo Antônio, também conhecida como “ilha do Presídio”. Ele é reproduzido em tamanho maior no centro do estande.
Da fase histórica, compreendendo o final do século 19 e início do século 20, estão vestígios das três tentativas de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. São cravos para fixação dos trilhos, um “pé-de-cabra” (servia para a retirada destes cravos), além de garrafas de bebidas e remédios de várias origens e fragmentos de louça, também de origens variadas.
SURPRESAS
Muitas pessoas que visitaram o estande desde a abertura na manhã de sexta-feira (6) se mostraram surpresas, porque não sabiam da existência destes vestígios de antigas populações que habitavam as margens do rio Madeira. Os monitores que orientam os visitantes ouviram perguntas do tipo “esse material foi encontrado aqui mesmo? ” Ou “essa idade – mil anos, sete mil anos – é isso mesmo? Como vocês sabem? ”
Foi o caso de Djhordan César, 18 anos, morador do bairro das Pedrinhas. Ele perguntou como era calculada a idade dos fragmentos e ouviu a explicação de que toda a área onde houve a descoberta é estudada e a partir de restos de fogueiras, por exemplo, é aplicado o Carbono 14, fixando a data aproximada daquele fragmento. Djhordan também se impressionou com a variedade de garrafas encontradas na região da vida de Santo Antônio, onde houve a primeira tentativa de construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Serviço:
Exposição Arqueologia no Alto Rio Madeira
Atrações: Peças resgatadas nos mais de 50 sítios arqueológicos na área da Hidrelétrica Santo Antônio
Dias: de 6 a 15 de maio
Local: Porto Velho Shopping / Praça Madeira
Horário: Entre segunda e sábado, das 10h às 22h, aos domingos, entre 12h e 22h
Fonte: José Carlos Sá
Porto Velho vê "Arreia", raízes que dançam do Nordeste à Amazônia
“Arreia”, espetáculo criado pelas irmãs nordestinas Iara Campos e Íris Campos, será visto gratuitamente pelos porto-velhenses no próximo sábado, dia
Convite à inspiração: Thiago Benador lança “O Despertar do Líder” em noite de literatura e música
Entre histórias de superação e notas musicais, Thiago Benador convida para o lançamento de seu novo livro, O Despertar do Líder, publicado pela Edit
Projeto oferece capacitação audiovisual com protagonismo feminino e inclusão no cinema da Amazônia
Porto Velho vai se tornar um espaço de criação, aprendizado e inspiração para amantes do cinema, colocando o protagonismo feminino, a diversidade e
Hino “Céus de Rondônia” em LIBRAS será lançado em evento multicultural nesta sexta-feira
A valorização da comunidade surda e a promoção da acessibilidade cultural serão os destaques do evento “Cinema, Literatura e Direitos Humanos”, que